icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Direito na UFPB tem nota 5 no Enade

Salas amplas com recursos multimídia, bibliotecas atualizadas e um corpo docente bem estruturado é a realidade vivenciada pelos estudantes.

Publicado em 09/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 17/04/2023 às 16:08

Salas amplas com recursos multimídia, bibliotecas atualizadas e um corpo docente bem estruturado é a realidade vivenciada pelos estudantes da graduação em Direito do Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. O curso obteve nota cinco, conceito máximo, no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2012), divulgado na última segunda-feira.

Também no mesmo patamar, está o curso de Administração da Universidade Potiguar da Paraíba, na capital. Ainda com resultado satisfatório, as instituições públicas despontam na lista com cinco cursos avaliados com nota quatro.

A nota do curso de Direito, obtida no exame do Ministério da Educação (MEC), animou os professores e estudantes do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB. Aluno do terceiro período, Herlinton José de Miranda também atribui o resultado ao esforço dos alunos em buscar conhecimento além da sala de aula. “Tem estudantes de outras universidades que vão estudar lá. Percebo que aqui, os estudantes têm mais interesse em buscar conhecimento por conta própria, pesquisar, além do que os professores pedem”, opinou.

Para o vice-diretor do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB, Robson Antão de Almeida, o trabalho no ensino, pesquisa e extensão na comunidade aliado ao aumento da qualificação de professores são fatores que favorecem a obtenção de bons resultados. Para ele, o resultado já era esperado e o objetivo é manter a qualidade de ensino. “Ano passado já obtivemos nota máxima do Enade e bons resultados no Exame da Ordem dos Advogados”, apontou. O vice-diretor ressalta ainda que melhoria na infraestrutura do Centro, com salas com ar condicionado, biblioteca atualizada, laboratórios de informática e formalização de convênios para intercâmbio de alunos e professores no Brasil e no exterior colaboram para a excelência no ensino.

O resultado também foi recebido com satisfação por quem está há poucos meses de concluir o curso. O estudante Yulgan Tenno, que está no oitavo período, diz sentir-se preparado para enfrentar o mercado e os desafios da pós-graduação em Direito. Para ele, o incentivo à pesquisa no curso da UFPB oferece mais oportunidades a quem opta pelo curso. “A UFPB tem essa tendência de incentivar a pesquisa científica e oferece suporte ao estudante. Se o aluno tiver vontade, ele tem essa abertura para pesquisas. Eu mesmo participei de uma competição internacional na área de Direitos Humanos graças ao curso”, destacou.

No total, foram avaliados 75 cursos de ensino superior de instituições públicas e privadas, entre universidades, faculdades e centro universitário participaram do Enade. Conquistaram a nota 4, conforme o MEC, 14 cursos superiores de quatro instituições públicas e duas privadas. A UFPB conseguiu esse conceito com os cursos de Administração e Ciências Econômicas. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), com o curso de Administração. A Universidade Federal de Campina Grande teve cursos com o conceito 4 em dois campi: Administração e Design, em Campina Grande, e Administração e Direito, em Sousa. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), por sua vez, conquistou esse índice com os cursos de Direito, ministrado em Campina Grande, e Ciências Contábeis, em Monteiro.

No IFPB, o reitor do instituto, João Batista, avaliou a nota do exame como positiva e alegou que o bom desempenho dos estudantes se deve à infraestrutura oferecida na instituição. “Tem havido uma constante evolução no IFPB, não só na área de tecnologia. No curso de administração, nós estamos renovando o quadro de professores efetivos e investindo em uma unidade própria para a área de gestão. Além dos investimentos em livros, laboratórios e eventos acadêmicos, o quadro de professores do curso é bem conceituado, com mestres e doutores. Então, essa nota é fruto do nosso trabalho e nos deixa feliz”, comemorou.

Os cursos particulares que conseguiram a nota 4 foram Administração do Instituto Paraibano de Ensino Renovado (Inper) e da Faculdade Maurício de Nassau e Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Publicidade e Propaganda do Inper.

Ficaram na média do Enade com conceito 3, 33 cursos superiores, sendo 15 de instituições públicas e 18 de particulares. Entre eles estão os cursos de Direito de quatro faculdades privadas (Iesp, Inper, FAC-CG e FIP), Relações Internacionais da UEPB, os três cursos de Jornalismo avaliados (UFPB, UEPB e FIP) e Publicidade e Propaganda do Iesp.

O índice do Enade tem notas que vão de 1 a 5. Avaliações abaixo de três são consideradas insatisfatórias pelo MEC. Os conceitos 1 e 2 são considerados abaixo da média. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é preciso tirar de 3 a 5, a nota máxima. (Colaborou Luzia Santos)

Conceito 2. Do total de cursos avaliados no Enade, 19 obtiveram conceito dois, sendo 17 mantidos em faculdades da rede privada no Estado. Ainda sobre os cursos com nota considerada insatisfatória, a graduação em Direito lidera o ranking nas universidades particulares, aparecendo em sete instituições e mais uma na Universidade Estadual da Paraíba (Guarabira).

Logo após, vem o curso de Ciências Contábeis, com nota dois em cinco instituições. A lista continua com os cursos de Ciências Econômicas (2), Turismo (2), Marketing (1) e Processamento de Gestão (1). Nessa situação aparecem a UFCG e a UFPB, com as graduações em Economia e Turismo, respectivamente.

Já o pior resultado, segundo o MEC, foram os obtidos nos cursos de Tecnologia em Gestão Financeira, na Faculdade de Tecnologia da Paraíba (Fatec), e Tecnologia em Gestão Comercial, na Faculdade Potiguar. Os dois cursos obtiveram nota 1 e são oferecidos pelas instituições de ensino privado, em João Pessoa.

Através de assessoria, a Fatec informou que não vai se pronunciar sobre a nota do Enade. Já o diretor da Faculdade Potiguar, Clay José Mattozo, passou o dia em várias reuniões e não foi localizado para comentar o assunto.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp