VIDA URBANA
Dom Aldo prega humildade e a valorização das famílias
Mais de 700 católicos lotaram a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, para acompanhar a celebração religiosa descrita nos evangelhos bíblicos.
Publicado em 10/04/2009 às 8:30
Bartolomeu Honorato
Do Jornal da Paraíba
Humildade, partilha dos bens e valorização da família marcaram o sermão do arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, durante a tradicional missa do ‘Lava-pés’. Na tarde de ontem, mais de 700 católicos lotaram a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa, para acompanhar a celebração religiosa descrita nos evangelhos bíblicos. Hoje, às 15h, acontece a Procissão do Senhor Morto, que percorrerá as ruas centras da capital paraibana.
No sermão, dom Aldo Pagotto contextualizou, para a família, o ato em que Jesus lavou os pés dos 12 discípulos. Da mesma forma que Cristo demonstrou humildade e renúncia da condição de senhor ao lavar os pés de seus seguidores, os católicos devem seguir os ensinamentos do Messias. “Na família, os membros precisam ter humildade para reconhecer os erros e respeitar as pessoas. Pais e filhos devem estar unidos porque família dividida é fracassada e não vai para frente de jeito nenhum. Se hoje, eu como da mão de alguém, amanhã esse alguém vai comer da minha mão”, defendeu o arcebispo da Paraíba. Ele também abordou o tema segurança pública no sermão e mostrou que todos estão sujeitos a enfrentarem a violência.
Após a homilia, o líder do rebanho católico lavou os pés de 12 fiéis, que simbolizaram os apóstolos mais chegados a Jesus Cristo. A empresária Luciana Xavier participou pela primeira vez do Lava-pés. Emocionada, ela expressou que vai levar à família e aos colegas de trabalho os sentimentos de humildade e renúncia que aprendeu durante a celebração. “Jesus lavou os pés dos discípulos para mostrar que nós precisamos lavar nossos corações e tirar a iniquidade que existe dentro dele. Vou levar esse exemplo aos meus filhos e local de trabalho”, declarou. O ‘Lava-pés’ relembra o gesto de Jesus Cristo, em que lavou os pés dos discípulos em sinal de humildade, solidariedade e igualdade entre os homens.
No final da missa, Aldo Pagotto celebrou a Santa Ceia. Neste momento, o pão torna-se o corpo de Jesus Cristo e o vinho torna-se o sangue do Salvador. Eles são repartidos e distribuídos aos fiéis, celebrando a memória e a caridade do filho de Deus. Hoje, às 9h, acontece a via-sacra na Catedral das Neves. O ato lembra a condenação e a paixão de Cristo. Às 15h, ocorre a celebração litúrgica na Basílica das Neves. Em seguida, os católicos participam da Procissão do Senhor Morto, que sai da Catedral e percorre as ruas do Centro de João Pessoa.
Comentários