VIDA URBANA
Drones vão reforçar segurança nas festas de Carnaval em JP
Expectativa é que com uso das novas tecnologias, quantidade de crimese seja reduzida. Eventos carnavalescos também vão contar com todo o efetivo da PM.
Publicado em 27/01/2016 às 7:26
A Polícia Militar (PM) colocará à disposição 100% do seu efetivo e utilizará pela primeira vez o auxílio dos drones na segurança das prévias carnavalescas e nos eventos de Carnaval de toda a Grande João Pessoa. Os 9.370 homens, todo o efetivo do Estado, estarão à disposição da Operação Carnaval e serão solicitados mediante a necessidade de cada área. A operação vai contar com os militares da parte operacional e também os da junta administrativa. De acordo com o comandante do Comando de Policiamento Regional (CPRM), coronel Lívio Delgado, a expectativa é de que, com o uso das novas tecnologias, os homicídios, os roubos e os furtos sejam efetivamente combatidos. Os eventos da capital também deverão contar com efetivos da Guarda Municipal, que atuará na segurança a pé, de moto, carro e, ainda, com equipamentos de videomonitoramento nos festejos.
A Operação Carnaval da PM terá início na próxima sexta-feira, com os primeiros festejos de prévias carnavalescas da capital e contará com todo o efetivo da PM. Segundo o coronel Lívio, as férias dos policiais são suspensas para garantir que todos estejam disponíveis para garantir a segurança da população. O planejamento de quantos homens irão para cada evento ainda está sendo definido junto aos comandantes de cada guarnição, contudo, segundo o coronel Lívio, a PM já está organizada para se fazer presente em todos os eventos do Estado.
Inicialmente, a atuação será nas prévias carnavalescas da capital. “Estaremos em todos, mas com foco principalmente nos quatro maiores blocos das prévias: Banho de Cheiro e Bloco dos Atletas, que saem juntos, Virgens de Tambaú, Muriçoquinhas e Muriçocas do Miramar. Além desses, ainda teremos o Cafuçu, onde também estaremos presentes”, assegurou.
Policiamento em todas as modalidades, inclusive realizando o videomonitoramento do evento. Segundo o coronel Lívio, a PM dispõe de um ônibus com oito câmeras e três drones que serão utilizados para dar uma sensação de ainda mais segurança aos foliões. “Nós temos oito câmeras e três drones que iremos utilizar, mas não sei precisar se iremos colocar todos porque ainda vamos avaliar as condições deles”, comentou.
A PM ainda utilizará as câmeras da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) localizadas nas principais vias e também no Centro da capital. “A população pode ficar tranquila que utilizaremos todas as formas de monitoramento para garantir uma festa segura a todos os foliões, não só de João Pessoa, mas também aqueles que se dirigirem aos litorais Norte e Sul”, disse.
GUARDA MUNICIPAL
Um total de 150 homens por dia de festa. Esse será o total do efetivo que a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) de João Pessoa disponibilizará para os quatro maiores blocos das prévias carnavalescas. “Serão 100 homens a pé, fora outros 50 atuando em outras modalidades de patrulhamento”, garantiu o comandante da guarda municipal da capital, coronel Marcus Marcone.
Comentários