VIDA URBANA
Dúvidas sobre o calendário
Prazos apertados preocupam alunos, que temem que o conteúdo não seja visto como deveria; Consepe se reune nesta terça-feira (18).
Publicado em 18/09/2012 às 6:00
As atividades foram retomadas em ritmo lento. No campus da UFPB em João Pessoa, muita gente faltou ao primeiro dia após a greve e salas de aula ficaram vazias. Passados quatro meses de paralisação, a maior dúvida dos estudantes é em relação a como ficará o calendário escolar. Muitos temem que o conteúdo não seja visto como deveria para que sejam cumpridos os prazos de término e início de período.
A aluna do 5º semestre da graduação em Geografia Diandra Soares acredita que a greve trouxe perdas irreparáveis. “É impossível fazer a programação de quatro meses caber em poucos dias. Com certeza os professores trabalharão em ritmo acelerado para compensar o tempo perdido, dando mais assunto em menos tempo. Ouvi falar que poderia haver aula aos sábados e acho uma ideia ruim, porque o rendimento seria baixo”, avalia.
As estudantes Samara Lima e Gerlaine Cardoso concordam que a aprendizagem será prejudicada. “Serão muitas avaliações em pouco tempo. É humanamente impossível dar conta de tudo.
Estamos esperando a divulgação do calendário oficial para ver como ficarão as coisas. Esse foi um semestre praticamente perdido”, afirma Gerlaine.
A deliberação sobre como ficará o calendário escolar dos campi da UFPB será feita pelo Conselho Superior de Pesquisa, Ensino e Extensão (Consepe), que tem reunião prevista para acontecer hoje, a partir das 9h, em João Pessoa. O Conselho avaliará as propostas feitas pela Pro-Reitoria de Graduação (PRG).
Para os campi de João Pessoa, Areia e Bananeiras foram propostas a conclusão do período letivo em 6 de novembro, com provas finais a serem realizadas no período de 7 a 13 de novembro e colações de grau de 14 a 18 de novembro. O segundo semestre do ano (2012.2) começaria em 26 de novembro. Outra proposta de calendário foi feita especialmente para o campus do Litoral Norte, que está atrasado. Conclusão do período 2011.2 em 15 de outubro e início do novo semestre letivo em 29 de outubro.
Comentários