icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Educação garante que merenda é fiscalizada regularmente

Prefeitura garantiu fazer dedetização regularmente nos espaços onde os alimentos da merenda das creches e que o material flagrado já estaria separado para o descarte.

Publicado em 14/06/2011 às 19:26

Da Redação
Com Secom-JP

No início da noite desta terça-feira (14) a Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa, respondeu a denúncia do Ministério Público feita no fim da manhã a respeito de alimentos de merenda escolar estocados vencidos e atacados por pragas. A Sedec disse que todos os produtos são semanalmente fiscalizados e analisados por uma equipe de nutricionistas.

Em nota à imprensa, a Prefeitura garantiu manter regularmente a dedetização e higienização dos espaços onde são armazenados no Depósito de Distribuição e Armazenamento da Merenda das Creches Municipais.

A Sedec disse ainda que a nota publicada na imprensa pela Promotoria de Defesa da Educação de João Pessoa sobre o armazenamento dos alimentos foi equivocada porque não houve notificação e também por não ter divulgado a versão da Sedec, já que o material observado pela promotora já estava reservado para o descarte, em local que não compromete os produtos a serem distribuídos, e que o quantitativo encontrado na inspeção era muito pequeno, tendo sido recolhida de alguns Centros de Referência de Educação Infantil (Creis).

Os pacotes de macarrão com carunchos foram recolhidos dos Creis após verificação das nutricionistas do município, que fazem visitas semanais a esses locais. A irregularidade, segundo a secretaria, se deu por motivos de variação climática e, mesmo estando dentro do prazo de validade, os produtos foram descartados. A depender da avaliação, os produtos serão encaminhados para consumo animal no Centro Zoonoses e no Zoológico da Bica. A PMJP enfatiza que essa é a política normal da Sedec.

Quanto aos biscoitos, considerados impróprios para consumo devido às embalagens danificadas (possivelmente por insetos e roedores), a Prefeitura declara que, como é habitual no setor, o almoxarifado havia sido dedetizado na sexta-feira passada – e é necessário esperar o prazo determinado pela empresa para a limpeza do ambiente. Como tais gêneros seriam descartados, não havia qualquer problema de estarem no local onde havia veneno.

Já no que diz respeito ao fardamento de funcionários, a nota esclareceu que as manchas encontradas pela promotora foram provocadas por um vazamento no teto da sala, durante as últimas chuvas. Como o material estava arrumado em prateleiras de madeira, a água se misturou ao verniz e sujou a roupa. No momento da visita, as fardas estavam separadas para serem encaminhadas para a lavanderia e, em seguida, distribuídas para os Creis.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp