icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

El Niño reduz chuvas e aumenta temperaturas no semiárido da PB

Segundo Aesa, previsão para os próximos três meses é de que chegada do fenômeno ao Nordeste provoque clima mais seco e quente no Cariri, Curimataú e Sertão da PB.

Publicado em 22/02/2010 às 10:06

Karoline Zilah

O fenômeno climático El Niño poderá trazer menos chuvas e aumentar as temperaturas nas regiões do Cariri, Curimataú e Sertão da Paraíba para os meses de março, abril e maio. Ou seja: ao contrário de janeiro, quando o índice pluviométrico ficou acima do esperado, a população e os agricultores deverão se preparar para um clima mais seco e quente nesta temporada.

Esta é a previsão obtida pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa) durante o encontro de análise climática ocorrido nos dias 18 e 19 de fevereiro em Natal, no Rio Grande do Norte.

O meteorologista Alexandre Magno, representante do Estado no evento, explicou que devido ao El Niño as chuvas deverão se comportar de forma irregular com tendências a totais abaixo da média histórica. “Com relação ao clima, o fenômeno El Niño trará chuvas de intensidade moderada para o Nordeste do Brasil”, comentou o especialista.

O encontro também identificou que a região do semiárido sofrerá com temperaturas cerca de 2ºC mais elevadas, acima da média histórica. No Cariri, o termômetro deve oscilar nos meses de março, abril e maio dos 30ºC para os 32ºC. Já no Sertão, onde a média é de 32º, o calor deve chegar aos 34º. Contudo, Alexandre Magno lembra que há casos isolados, como no município de Patos, onde normalmente a temperatura é mais alta, chegando a atingir os 38ºC, segundo a previsão feita no evento.

“Como o El Niño reduz a nebulosidade da região, consequentemente os municípios serão atingidos por uma maior radiação solar, o que aumenta a temperatura atmosférica”, explicou o meteorologista.

De acordo com Alexandre Magno, a 3ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o Semiárido Nordestino teve como objetivo fazer um monitoramento das condições climáticas de todo o Nordeste e, com isso, avaliar os resultados da última reunião de previsão climática que aconteceu no mês de janeiro em Fortaleza. Os encontros deverão acontecer mensalmente.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp