VIDA URBANA
Em 24 horas, chove metade do esperado para junho em João Pessoa
Capital é a cidade paraibana com maior volume registrado no mês.
Publicado em 13/06/2019 às 11:23 | Atualizado em 13/06/2019 às 15:55
As fortes chuvas que caem em João Pessoa desde a quarta-feira (12) representam praticamente a metade do esperado para o mês de junho. Em 24 horas, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), até às 10h desta quinta-feira (13) tinham sido registrados 145,2 milímetros. A previsão para junho é de 301,7 mm.
De acordo com os dados da Aesa, João Pessoa é a cidade em que mais choveu na Paraíba em junho. Até esta quinta-feira, foram 241,2 milímetros.
As outras cidades no ranking dos maiores índices também estão na região do Litoral. Cruz do Espírito Santo, registrou 99,4; Mamanguape, 89,6%; Baía da Traição, 88,2%; e Alhandra, 84,7%.
Sem ocorrências graves
De acordo com a Defesa Civil de João Pessoa, apesar do alto volume de chuva, não foram registradas ocorrências de gravidade, apenas alagamentos, o que acabou atrapalhando o trânsito
De acordo com Noé Estrela, um alerta de chuvas moderadas em João Pessoa foi emitido durante a noite da quarta-feira pela Defesa Civil Nacional. No entanto, ele explica que não há como prever quando a chuva vai parar. "Possivelmente continua chovendo durante o dia de hoje", alerta o coordenador.
Muitos trechos da cidade ficaram alagados. Na Avenida Epitácio Pessoa, o muro de uma escola caiu durante a madrugada.O barro cedeu atingiu parte da avenida, mas não chegou a interditar o trânsito no local.
Previsão para sexta-feira
Ainda segundo a Aesa, a previsão é de que "eventos significativos de chuvas" continuem acontecendo até a sexta-feira (14) no litoral paraibano porque "permanece a condição de muitas nuvens associada ao deslocamento de umidade oriunda do oceano Atlântico em direção a costa leste paraibana". O órgão explica que esta umidade é "trazida pelos ventos que sopram próximos à superfície", que, neste período do ano, são mais intensos.
Comentários