VIDA URBANA
Em seis anos, gastos com acidentes de trabalho na PB ultrapassam R$ 1 bilhão
Nesta terça (27) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho.
Publicado em 27/07/2020 às 17:33 | Atualizado em 28/07/2020 às 8:18
Os gastos com doenças e acidentes de trabalho chegaram a aproximadamente R$ 1 bilhão na Paraíba, entre os anos de 2012 e 2018. Os dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, divulgados nesta segunda-feira (27), quando é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, pelo Ministério Público do Trabalho no estado (MPT-PB).
Conforme o levantamento, pelo menos 16 acidentes de trabalho são registrados na Paraíba diariamente. No Brasil, uma notificação de acidente em ambientes profissionais é registrada a cada 49 segundos, gerando uma média de 5,5 milhões de casos, de 2012 a 2018.
Segundo os dados do observatório, as doenças e agravos com as maiores quantidades de notificações junto a Vigilância em Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde, são: Acidente de Trabalho Grave; Câncer Relacionado ao Trabalho; Dermatoses Ocupacionais; Acidente de Trabalho com Exposição a Material Biológico; Intoxicação Exógena Relacionada ao Trabalho; LER/DORT; Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) Relacionada ao Trabalho; Pneumoconioses Relacionadas ao Trabalho; Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho e Acidente de Trabalho Grave envolvendo Crianças e Adolescentes (0 a 17 anos).
Ainda conforme os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), estima-se que a economia brasileira perca cerca de 4% do Produto Interno Bruto em decorrência de acidentes de trabalho. Além das perdas humanas, o que ganha destaque neste cenário é a perda de produtividade, ocasionada por ambientes de trabalho inseguros ou insalubres.
A prevenção de acidentes de trabalho está sendo feita pelo Ministério Público de Trabalho na Paraíba também durante a pandemia. De acordo com a vice-procuradora chefe do órgão, Andressa Ribeiro Coutinho, as medidas mediadas de prevenção visam assegurar a integridade física dos empregados.
Comentários