VIDA URBANA
Emlur recolhe 40 toneladas de lixo em praias e ruas da capital
Quantidade é referente ao lixo recolhido no sábado e domingo e também inclui o que foi recolhido na Romaria da Penha.
Publicado em 26/11/2012 às 17:06
Uma ação feita por equipes da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), em parceria com uma igreja evangélica, um colégio particular e várias empresas, recolheu 40 toneladas de lixo de praias e de ruas de João Pessoa. A limpeza teve início na manhã do sábado (24) e acabou no domingo (25). Segundo a Secretaria de Comunicação de João Pessoa (Secom-JP), só nas primeiras horas do sábado – de 8h as 11h30, foram recolhidos pelas equipes 92 kg de lixo, apenas em um trecho que compreende as praias de Cabo Branco, Tambaú e Manaíra. A quantidade também é referente ao lixo recolhido durante a Romaria da Penha, que aconteceu no último fim de semana.
O grupo também realizou panfletagem e conversou com banhistas que aproveitavam o sol. “Em apenas três horas recolhemos várias PETs, papelão, vidros e plástico, o que mostra a necessidade da população em melhorar sua visão sobre o descarte do lixo”, reforça a diretora do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar) da Emlur, Carol Estrela.
Romaria da Penha
Durante a madrugada do domingo, a Emlur destacou equipes para iniciar a limpeza das ruas utilizadas como percurso da 249ª Romaria de Nossa Senhora da Penha. Os 14 quilômetros da procissão, que teve início na Avenida João Machado e se encerrou no Santuário da Penha, receberam serviços de varrição, roço, capinação e de coleta antes e depois do evento.
Em todo o percurso, a Autarquia instalou ilhas ecológicas para o descarte do lixo. Ao todo, foram recolhidas cerca de 40 toneladas de resíduos. As equipes também fizeram a higienização das ruas. “O trabalho começou ainda durante o trajeto e seguiu até o domingo com a limpeza de todos os locais por onde a procissão passou”, frisou o diretor de Operações da Emlur, Francisco Lucas.
Comentários