VIDA URBANA
Empresa realiza ação educativa para reduzir acidentes com moto
Com grande parte de seus funcionários utilizando motocicletas como meio de transporte, empresa de calçados oferece curso de capacitação.
Publicado em 24/07/2012 às 6:00
No primeiro semestre do ano, o número de acidentes envolvendo motocicletas causou um prejuízo avaliado em cerca de R$ 1 milhão na empresa Alpargatas de Campina Grande. A indústria deixou de produzir, em média, 70 mil pares de calçados por mês, devido aos mais de 200 funcionários vítimas de acidentes graves, os quais precisaram se ausentar do trabalho. Um projeto de reeducação no trânsito está sendo desenvolvido para melhorar os índices.
A fábrica que possui 6,5 mil funcionários, contabiliza que 1,4 mil destes transitam em motocicletas diariamente. Segundo a equipe de engenharia de segurança, o objetivo das aulas práticas e teóricas que serão lecionadas diariamente, até o fim do próximo mês, é viabilizar uma melhor qualidade de vida para os industriários e ainda tentar evitar as perdas produtivas devido às ausências dos trabalhadores.
O treinamento pretende capacitar pelo menos mil funcionários.
Estão sendo oferecidas capacitações sobre técnicas de frenagem, realização correta de curvas e ultrapassagens, tráfego em pista seca e molhada, além de simulações de situações vivenciadas no trânsito. “Esperamos que nossa iniciativa sirva de exemplo para as demais empresas”, disse o engenheiro de segurança do trabalho Robson Alves.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu, apenas no último mês de junho, 204 vítimas de acidentes envolvendo motocicletas. A média foi de 6,8 atendimentos diários.
Comentários