icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Empresários procuram investir em meios de hospedagem no Brejo

Encontro de negócios reuniu dez cidades da Região e investidores buscam implantar hotéis, restaurantes e serviços de transporte.

Publicado em 14/10/2010 às 17:05

Da Redação
Com Assessoria Sebrae


Meio de hospedagem é o serviço de maior demanda nos dez municípios que formam o Brejo paraibano. Essa foi uma das principais constatações dos gestores públicos e associações que participaram do "I Encontro de Investidores do Turismo no Brejo Paraibano", realizado nesta quinta-feira (14), no Hall de Exposições do Centro de Educação Empreendedora do Sebrae Paraíba, em João Pessoa.

Pela primeira vez, empresários, proprietários de imóveis, corretores e entidades da construção civil sentaram numa mesa de negociação e deram ponto de partida para explorar o potencial turístico do Brejo Paraibano e seu clima serrano e de fortes atrativos naturais e culturais. Segundo a organização do evento circularam pelas mesas de negociações cerca de 50 empresários do Estado e de outras regiões, como Minas Gerais.

Presente no evento, a cidade de Bananeiras recebeu propostas para a implantação de bares e restaurantes e já tem visita agendada com os investidores de Minas neste próximo sábado. “Nossa cidade já conta com uma boa estrutura, com ótimos equipamentos e houve uma procura enorme no segmento de alimentação”, explicou Marta Ramalho, prefeita do município que participou como representante.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil em João Pessoa (Sinduscon-JP), Irenaldo Quintans, diz que a interiorização do desenvolvimento do Estado é fundamental e o evento aponta nesse sentido. “A Paraíba passa por um processo de concentração do desenvolvimento no litoral e isso é nocivo, pois sobrecarrega essa região litorânea, deixando a Zona da Mata, o Brejo, o Cariri e o Sertão desguarnecidos de opções econômicas e turísticas importantes”, comentou.

Segundo Irenaldo, todo o Estado que tem sua região serrana histórica e esse evento mostra que a região serrana da Paraíba com seu clima, cercada de história e cultura e opções de entretenimentos diferenciados, tem potencial de sobra. “Podemos garantir que a construção civil está muito animada, sobretudo, das opções de investimentos para o mercado imobiliário até porque a indústria turística tem um link muito forte com a indústria construção civil”, lembrou.

Para o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, o mais importante nesse primeiro encontro de investidores do Brejo não será o volume negociado na rodada de negócios, mas nos próximos investimentos que serão estabelecidos. “Esse encontro não termina aqui, mas apenas começa e toda a primeira experiência tem um grau de incerteza. Os grandes investimentos estão concentrados na beira-mar e no olhar do Sebrae e de diversos parceiros há potencialidades regionais na Paraíba que ainda não foram explorados. Estamos hoje falando do Brejo, mas poderíamos também falar do Cariri, do Sertão da Paraíba, na microrregião de Sousa”, comentou.

A economista Zélia Almeida, que ministrou a palestra “Potencial Turístico da Região do Brejo Paraibano", disse que investir no Brejo já passou da hora, mas o bom momento econômico que vive atualmente a Região do Nordeste e do país trouxe novamente mais uma oportunidade de investimento. “Já é possível notar o germe desse crescimento em diversos municípios do Brejo como Areia, Bananeiras, Alagoa Grande e Matinhas. A presença das principais entidades da construção civil mostram a força dessa região”, afirmou.

O "I Encontro de Investidores do Turismo no Brejo Paraibano" foi uma realização do Sebrae Paraíba em parceria com BNB, Creci-PB, Sindimóveis-PB, Sinduscon-JP, Secovi, Sudema, Iphaep, Iphan, Gráfica JB e apoio da agência 9 Ideia.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp