VIDA URBANA
Enem em horário diferenciado na PB
Por motivos religiosos, 1.091 candidatos inscritos para o Enem na Paraíba farão provas após o pôr do sol do sábado.
Publicado em 24/10/2013 às 6:00
Por motivos religiosos, 1.091 candidatos inscritos para o Enem na Paraíba farão provas, no próximo final de semana, dias 26 e 27, em horário diferenciado, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Ao contrário dos demais candidatos, os fiéis da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), judeus ortodoxos, muçulmanos e demais religiões sabatistas só podem realizar atividade, exceto afazeres religiosos, após o pôr do sol do sábado.
Para os sabatistas que escolheram João Pessoa como local de provas, o certame será realizado no Centro Universitário da Paraíba (Unipê), no bairro de Água Fria. Assim como os outros candidatos, as pessoas que possuem a restrição religiosa deverão comparecer ao local de prova antes das 12h, horário de início do exame. Segundo informações do Inep, os candidatos ficarão nas salas de aula reservadas para o exame e só poderão começar a responder às questões a partir das 19h e devolver os cadernos até as 22h30.
De acordo com o edital do Enem, “o participante que informar a opção sabatista não poderá realizar qualquer espécie de consulta, de comunicação ou de manifestação a partir do ingresso na sala de provas até o término do Exame.” A maioria dos participantes contesta este item do edital e demonstra o desejo de fazer alguma atividade religiosa enquanto aguardam a prova.
Elinete Silveira vai fazer o exame pela primeira vez juntamente com o marido. Ela e pelo menos 100 estudantes adventistas da congregação do bairro dos Funcionários I, na capital, estão inscritos para o Enem deste sábado. Ela conta que o pastor da igreja conseguiu que os candidatos pudessem levar a Bíblia para fazer as leituras do dia e momentos de oração na sala de aula.
Mesmo assim, a estudante não esconde a vontade de poder realizar um pequeno culto com os demais candidatos que estiverem na mesma sala. “Acho que vai depender dos fiscais da sala. Colegas meus que fizeram o Enem ano passado disseram que os fiscais autorizaram cantar e orar em grupo.
Esperamos que este ano isso também possa acontecer. Queria muito poder fazer orações em grupo e o culto do pôr do sol”, declarou.
Valter da Costa, que também é Adventista do Sétimo Dia, conta que fez o Enem outras vezes e diz estar otimista este ano. “Para nós, esse momento de oração é muito importante e até alivia mais a ansiedade na hora da prova”.
Comentários