icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Entidades ambientais estão temerosas

Ambientalistas temem que reservas da mata atlântica sejam prejudicadas com o projeto Vias do Atlântico.

Publicado em 27/12/2011 às 6:30


As obras do projeto Vias do Atlântico, anunciadas ontem pelo governo da Paraíba e Prefeitura de João Pessoa, estão causando preocupação entre as entidades de proteção ambiental. As obras têm a finalidade de desafogar o tráfego e reduzir em 20 minutos o deslocamento entre os bairros de Castelo Branco, Altiplano e Bancários.

Os serviços serão coordenados pelo Departamento de Estradas e Rodagens (DER), que vai contratar uma empresa terceirizada.

A previsão é que o processo licitatório seja aberto em janeiro e que os trabalhos já comecem em março. No entanto, ambientalistas reclamam que o governo não fez audiência pública para divulgar detalhes do projeto. Eles temem que as intervenções causem danos às reservas da mata atlântica.

Mais de R$ 9 milhões serão investidos pelo governo do Estado e Prefeitura de João Pessoa na execução do projeto Vias do Atlântico, que fará a interligação viária dos bairros de Altiplano, Castelo Branco e Bancários. A solenidade para assinatura do convênio ocorreu ontem, no Palácio do Governo.

Segundo o diretor de Planejamento do DER, Ademilson Montes Ferreira, a interligação será feita com a construção de uma via dupla que cortará os três bairros. Para isso, ocorrerão intervenções em dois pontos distintos da Cidade Universitária e dos Bancários. A primeira será na rua Delmiro Diniz, na Cidade Universitária, nas proximidades do Hospital Universitário Lauro Wanderley.

No local, cerca de 100 metros de distância da entrada da instituição de saúde, haverá um girador que dará acesso aos Bancários e Altiplano. Nesse trecho, já existe uma estrada de barro, que, segundo Ademilson Montes, é usada por motoristas que desejam ir até o Altiplano. Esse acesso será ampliado e receberá recapeamento.

A intenção é ligar o girador, que ficará na rua Delmiro Diniz, até as avenidas Henrique Sales e Helena Feire, no Altiplano. Deste trecho, o condutor também poderá chegar à avenida Beira Rio, de forma mais rápida.

A outra intervenção ocorrerá nos Bancários. Ademilson explica que o futuro girador vai ligar a Cidade Universitária ao Bancários pela rua Eunice de Ramalho, que dará acesso, por sua vez, às avenidas Luiz Gonzaga de Andrade e Waldemar de Mesquita Accioly (mais conhecida como Três Ruas).

Nesse ponto, de acordo com o secretário de Infraestrutura da Prefeitura de João Pessoa, Marcelo Cavalcanti, já existe uma rotatória, que passa próximo à comunidade do Timbó. De lá, os condutores poderão chegar ao Altiplano. “As vias terão cerca de 600 metros de extensão. Isso permitirá que as pessoas possam sair de um bairro e chegar em outro, até mesmo caminhando”, disse Ademilson Montes.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp