VIDA URBANA
Entre janeiro e novembro, Semob aplicou 21 mil multas em JP
Transitar com velocidade acima do permitido é a campeã de infrações registrada pelos agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana
Publicado em 28/11/2015 às 8:00
Na Avenida Tancredo Neves, uma das principais vias do bairro de Mandacaru, em João Pessoa, placas alertam os condutores para o limite da velocidade máxima de tráfego permitida no trecho: “40 quilômetros/hora”. Mas, para muitos, o lembrete parece invisível e o anseio de chegar rápido ao destino é mais forte. Essa situação de transitar com velocidade acima do permitido é campeã de infrações registrada pelos agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana da capital (Semob) e está entre as 21.041 multas aplicadas pelo órgão municipal.
O dado informado pela Superintendência se refere ao período de janeiro até o último dia 8. Segundo informações do órgão de trânsito, as multas por excesso de velocidade acontecem principalmente no caso dos condutores que trafegam pelas ruas e avenidas da capital ultrapassando em até 20% a velocidade máxima permitida. Na sequência, vêm os que pisam fundo no acelerador e superam em até 50% o limite permitido.
Na Avenida Tancredo Neves quem mora ou trabalha no local diz que o excesso de velocidade na via por parte dos condutores é uma prática antiga e continua acontecendo mesmo depois da instalação dos redutores de velocidade, feita em 2014. “Aqui os carros passam sempre correndo e tinha muito acidente. Quando chega perto da lombada eles reduzem, mas depois aceleram de novo”, relatou o mecânico Paulo Silvério.
Assim como ele, os pedestres também têm reclamações sobre as falhas praticadas por alguns condutores. “Às vezes, mesmo a gente esperando na faixa, o pessoal não para. Reduzem a velocidade por causa da lombada eletrônica, mas não param. É difícil para a gente, principalmente nesse horário de pico”, lamentou o comerciário Bruno Dantas.
SINAL VERMELHO
Outro tipo de infração que está no ranking das multas aplicadas pela Semob e, em alguns casos, pode estar relacionada ao excesso de velocidade, é o avanço do sinal vermelho. Os flagrantes nesse tipo de situação são feitos principalmente pela fiscalização eletrônica, por câmeras de vigilância.
Comentários