icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Escolas estaduais ensinarão regras de trânsito

Projeto 'Jovem educado transita bem' será implantado inicialmente nas escolas estaduais de João Pessoa, Campina Grande e Região Metropolitana.

Publicado em 24/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:20

Um novo projeto na área da Educação será implantado este ano na Paraíba. O projeto “Jovem educado transita bem” funcionará para os alunos do Ensino Médio de toda a Rede Estadual de Ensino, inicialmente nas regiões metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande. A intenção do projeto é trazer uma consciência cidadã para os futuros motoristas, beneficiando também a população, que muitas vezes é vítima das consequências da negligência no trânsito. Estão sendo selecionados 191 instrutores para orientar os estudantes.

Conforme uma das coordenadoras do projeto, que acontece através de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Pérsia Loiola, os alunos do Ensino Médio poderão optar por participar ou não do projeto. “Os interessados terão que se inscrever nas escolas para participar do projeto que beneficia sobretudo a população paraibana. A intenção é orientar os jovens e futuros motoristas, para que adquiram uma educação no trânsito e sejam cidadãos conscientes”, explicou.

De acordo com ela, serão ministradas 90 horas/aula para cada turma, que pode ser de até 40 alunos, sendo que 45h/aula este ano e a outra metade no próximo ano. “No momento que os jovens vão tirar a habilitação, eles devem passar pelas aulas teóricas nas autoescolas, sendo obrigatória a carga horária de 45h/aulas. Com a participação no projeto, os que conseguirem atingir as 90h/aula serão dispensados das aulas na autoescola, quando forem habilitar-se para dirigir”, contou. Ela também informou que as aulas acontecerão nas sexta-feiras à tarde e inicialmente nas regiões metropolitanas de João Pessoa e Campina Grande, em 14 escolas de cinco municípios.

“Mesmo os alunos que não estudem nas escolas sede poderão assistir as aulas em outras escolas. A intenção do projeto é atender todos os alunos das duas regiões”, acrescentou a coordenadora, dizendo que o Estado pretende atingir todos os alunos em 2015.

EDITAL

Para orientar os estudantes foi aberto ontem um edital de seleção para 191 instrutores, no Diário Oficial do Estado (DOE), que serão distribuídos para as cidades de Cabedelo, 13 vagas; João Pessoa, 65 vagas; Santa Rita, sete vagas; Campina Grande, 89 vagas; e Esperança, 17 vagas.

Os instrutores poderão fazer as inscrições a partir da próxima segunda-feira, até o dia 1º de setembro. A seleção acontecerá através de entrevista, entre os dias 28 e 30 deste mês e nos dias 2 e 3 de setembro, na Escola Pública de Trânsito (EPTRAN), em João Pessoa e 1ª Companhia Regional de Trânsito (Ciretran), em Campina Grande.

As inscrições poderão ser feitas através do site www.pjetb.pb.gov.br e o resultado será divulgado no dia 5 de setembro. Os aprovados terão que cumprir carga horária semanal de cinco horas aula, com valor correspondente a R$ 15,63 (cada hora aula ministrada).

Para concorrer às vagas de instrutores de trânsito o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: certificado de Instrutor de Trânsito; certidão, emitida pelo Detran/PB, de não haver sofrido a penalidade de cassação da Carteira Nacional de Habilitação ou qualquer infração de natureza gravíssima nos últimos 60 dias; Curriculum Vitae; RG e CPF. A seleção visa ao preenchimento das vagas para a prestação de serviços durante cinco meses.

ESCOLAS SEDE PARA AS AULAS:

Cabedelo - Escola Estadual José Guedes Cavalcante;
João Pessoa - Escola Estadual Francisca A. Cunha/ Escola Estadual Professora Liliosa de Paiva Leite/ Escola Estadual Cônego Luiz Gonzaga de Oliveira/ Escola Estadual Professor Mateus Augusto de Oliveira/ Escola Estadual Professor Padre Augusto Porto/ Escola Estadual Professora Úrsula Lianza.
Santa Rita - E. E. Luiz Ribeiro Limeira.
Campina Grande - Estadual da Prata/ Escola Isabel Rodrigues de Melo (distrito de Galante)/ Escola Estadual Nenzinha Cunha Lima/ Escola Doutor Hortêncio de Souza Ribeiro (Premen)/ Escola Severino Cabral.
Esperança - Escola Estadual. Monsenhor José da Silva Coutinho.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp