icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Escolas paraibanas integram pesquisa internacional

Pesquisa coordenada internacionalmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, acontecerá no Brasil e em 31 países.

Publicado em 09/08/2012 às 6:00

Escolas da rede estadual da Paraíba estão inseridas na Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), que ocorrerá no Brasil e em 31 países. A pesquisa é coordenada internacionalmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e em âmbito nacional pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Cerca de mil escolas farão parte da pesquisa em 2012. Na Paraíba, a pesquisa terá a participação de técnicos da Subgerência de Estatística, sob a orientação do MEC/Inep e coordenação da Secretaria de Estado da Educação (SEE), e contará com a participação de 38 escolas, sendo 18 da rede estadual de ensino, 19 da rede municipal e uma da rede privada.

O secretário de Educação, Harrison Targino, ressaltou a importância da participação das escolas paraibanas na pesquisa para que possa comparar o resultado com outras escolas do Brasil e do mundo. "A análise dos dados internacionais permitirá que os países participantes identifiquem desafios e aprendam com as políticas públicas adotadas em outros locais. Com essa iniciativa conheceremos a opinião dos professores, que desempenham papel fundamental no processo da educação", disse.

Conduzida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem – Talis (em inglês, Teaching and Learning International Survey) é a primeira de âmbito internacional, tendo como foco principal o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho que as escolas oferecem aos professores das séries finais do ensino fundamental regular (6º ao 9º ano ou 5ª a 8ª série).

A pesquisa Talis faz parte do programa de Indicadores dos Sistemas Educacionais Nacionais (Ines), criado com o objetivo de aprimorar os sistemas de coleta de dados dos países membros da OCDE.

Além do Brasil, outros 29 países já confirmaram participação na Talis.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp