icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Esgotos destroem vida aquática de manguezal em JP

Caminhões com material de fossas sépticas jogam dejetos em Estação de Tratamento de água.

Publicado em 03/11/2013 às 8:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:38

A área de manguezal localizada nas proximidades da comunidade do “S”, no bairro do Baixo Róger, em João Pessoa, está recebendo esgotos provenientes da Estação de Tratamento da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), segundo os moradores. Devido à agressão ambiental e poluição das águas, o professor e pesquisador da Universidade Federal da Paraíba Gilson Moura revela que o ecossistema de todo o estuário por onde passa a água do mangue está comprometido e, em alguns trechos, não há mais vida aquática.

A principal fonte poluidora do manguezal é um local onde deveria funcionar uma Estação de Tratamento de Esgotos de responsabilidade da Cagepa, próximo à comunidade. Segundo os responsáveis pela segurança da área, o local recebe os dejetos de 15 bairros. No entanto, os moradores da comunidade denunciam que o material que jorra das tubulações é apenas despejado na estação, não é tratado e segue diretamente para os rios Tambiá e Mandacaru, até desaguar na praia do Jacaré, em Cabedelo, Região Metropolitana da capital, contaminando o estuário.

Mesmo com a denúncia dos moradores, por meio da assessoria de comunicação, a companhia informou que “equipes da Cagepa e da Superintendência de Meio Ambiente (Sudema) estiveram na manhã da última quinta-feira no local e foi constatado que não há nenhuma anormalidade na Estação de Tratamento de Esgoto próximo à comunidade do S, no Róger".

Outro agravante são os caminhões que coletam os dejetos provenientes de fossas sépticas. Em menos de meia hora, durante a manhã de 24 de outubro, a reportagem do JORNAL DA PARAÍBA observou cinco caminhões despejando os dejetos na estação, por meio de um cano. Ainda nos arredores da Estação de Tratamento, o mau cheiro é sentido de longe e os sinais de poluição na água do manguezal, que passa ao lado da estação, são visíveis. Além disso, as poucas árvores que ainda resistem no local sofrem com resíduos de lixo.

A água contaminada com os resíduos do esgoto segue até a comunidade Jardim Mangueira, no bairro de Mandacaru, em João Pessoa. No local, a situação do estuário do rio, que leva o nome do bairro, é desoladora. O odor forte, provocado pelos dejetos, e o lixo colocam em risco a vida da fauna aquática no manguezal. Ao longo do percurso, até o bairro do Padre Zé, a água segue turva e densa, e é possível ver garrafas plásticas, pneus e outros resíduos boiando. Há trechos em que a água poluída mistura-se com a água natural do mangue. Em outros pontos, a poluição é tanta que a água produz bolhas.

O pescador Damião Monteiro lembra saudoso o tempo em que pescava a poucos metros de casa, no trecho conhecido por “A Bolada”, e oferecia um pescado de qualidade para os clientes.

“Nessa área aqui já não tem mais nada. Se colocar um peixe vivo aqui, ele morre. Com essa poluição, diminuiu tudo e muita gente desistiu de viver da pesca”, lamentou Damião, que pesca há mais de 40 anos. Aos 67 anos, João Severino da Silva, conhecido na área por Joca, é um retrato da realidade relatada por Damião.

“Quem quiser pescar tem que ir para onde o mangue é mais aberto, já perto do Jacaré. O peixe dessa área aqui não presta, se a gente não tratar logo que pesca, ele fica podre. E não tem mais caranguejo”, lamentou.

A poluição no trecho do manguezal localizado em Mandacaru é agravada porque a área também recebe água contaminada por esgotos vinda do rio Jaguaribe, segundo informaram os pescadores da área.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp