icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Esquema de segurança do Enem na PB vai contar com 1.500 policiais e 320 viaturas

Provas acontecem nos dias 5 e 12 de novembro; efetivo policial teve aumento em relação a 2016.

Publicado em 01/11/2017 às 17:07

A Polícia Militar da Paraíba vai utilizar 1.500 policiais e 320 viaturas no esquema montado para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, que acontecem nos dias 5 e 12 de novembro. De acordo com a PM, a corporação vai atuar na escolta dos cadernos e folhas de respostas, na segurança dos 413 locais de provas do estado e na volta dos gabaritos dos candidatos.

Neste ano, o efetivo da PM teve um acréscimo de 100 policiais em relação ao ano anterior, quando foram empregados 1.400 policiais e 300 viaturas. O plano de segurança foi definido após uma série de reuniões, com encontros realizados nos Estados do Ceará, São Paulo e Brasília, todos com o objetivo de discutir detalhes sobre a segurança do Enem.

O coordenador adjunto de planejamento da Polícia Militar, capitão Onierbeth Elias de Oliveira, explicou que o reforço acontece por causa do aumento do período da operação, uma vez que as provas passaram a ser realizadas em dois domingos — nos anos anteriores, elas aconteciam em dois dias seguidos.

“A operação este ano terá 11 dias, começando na próxima sexta-feira e se estendendo até o dia 13. Então tivemos essa demanda de colocar um reforço maior, mesmo com a diminuição em mais de 30 mil no número de candidatos inscritos, quando comparado com o ano anterior”, destacou.

Na Paraíba, 51 municípios vão receber os exames, mesmo número do ano passado, mas a quantidade de locais de provas caiu de 474 em 2016 para 413 este ano.

Monitoramento em tempo real

Durante a realização dos exames na Paraíba, toda operação será coordenada por três Centros de Comando e Controle. Eles foram instalados em João Pessoa, no Quartel do Comando Geral; em Campina Grande, na sede do Comando do Policiamento Regional I; e em Patos, no Comando do Policiamento Regional II.

Segundo a polícia, nestes locais, haverá profissionais de todos os órgãos envolvidos na aplicação das provas, a exemplo de oficiais da PM, policiais federais, representantes dos correios e da coordenação do Enem na Paraíba, entre outros. Ainda de acordo com a PM, estes espaços vão acompanhar em tempo real toda a execução da operação.

A operação vai contar com vários processos de policiamento e reforço de todas as unidades operacionais, a exemplo do Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) e Batalhões das áreas.

A PM ressaltou que o efetivo empregado na operação Enem 2017 não prejudicará o policiamento normal, que também será reforçando com a presença da Força Regional e Rotam apoiando as viaturas das áreas.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp