VIDA URBANA
Estilista cria nova coleção para artesãs da PB; peças vão a Paris
Ronaldo Fraga visita artesãs do Agreste e Brejo paraibano para desenvolver mais uma coleção. Peças serão exibidas em feiras e em salão de moda em Paris.
Publicado em 16/07/2009 às 7:36
Do Sebrae/PB
Mais uma vez o estilista mineiro Ronaldo Fraga vem à Paraíba emprestar sua criatividade para as bordadeiras e labirinteiras do estado. Ronaldo estará na cidade de Alagoa Nova neste domingo (19), e no Centro Artesanal das Bordadeiras de Alagoa Novana segunda-feira (200, aproveitando a programação do Caminhos do Frio 2009.
Da troca entre o estilista e as artesãs paraibanas sairão novas peças e produtos de uma nova coleção que deverá ser comercializada em feiras nacionais e internacionais.
O tema da nova coleção será mantido em segredo por Fraga, que só revelará para as artesãs as suas inspirações e conceitos durante a Oficina de Criação. Depois de desenvolvida, para a fabricação da nova coleção, o Ministério do desenvolvimento Agrário (MDA) disponibilizará R$ 2.300 para a compra da matéria-prima, como tecidos, linhas e agulhas.
As artesãs fazem parte do projeto Talentos do Brasil, do MDA, que atua em 15 estados do país com a proposta de estruturar grupos de artesãos de forma sustentável resgatando a identidade do trabalho de cada um.
A oficina vai contar com a participação de cerca de 30 bordadeiras e labirinteiras de oito associações e cooperativas dos municípios de Alagoa Nova, Alagoa Grande, Ingá, Riachão do Bacamarte, Juarez Távora e Serra Redonda. As mulheres terão ainda como função disseminar as novas técnicas e repassá-las para cerca de outras 200 artesãs.
O estilista mineiro fez a sua última visita ao estado em 2008 quando criou a coleção ‘Pra Voar’, para o mesmo grupo de artesãs. Esta primeira teve como tema os pássaros do agreste, estampados em bordados coloridos, contando com a criação de vinte peças entre blusas, vestidos, saias, batas, camisetas masculinas, colares e peças de cama, mesa e banho. Na oportunidade o estilista fez questão de registrar a admiração pelo talento das bordadeiras e labirinteiras da Paraíba.
A primeira coleção com a assinatura de Ronaldo Fraga rendeu boas perspectivas para as artesãs que marcaram presença em grandes feiras e salões do setor. Os modelos fizeram sucesso nas passarelas durante o Fashion Rio, versão carioca do São Paulo Fashion Week, além de conquistar o público e o gosto da deputada carioca Benedita da Silva, do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e da ministra Dilma Rousseff, durante a Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária.
No mundo da moda
“Esperamos superar as vendas da coleção anterior, visto que o estilista já conhece o grupo de artesãs e vice-versa. Foi importantíssimo o primeiro trabalho de Fraga que despertou nas artesãs o apreço por produzir peças atualizadas com as tendências da moda, inserindo de vez o bordado e labirinto nas passarelas e no gosto do público”, comentou Verônica Ribeiro, gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae Paraíba.
As peças-piloto da coleção devem ficar prontas em um mês para o lançamento de um catálogo no final de agosto. Os grupos de bordadeiras e labirinteiras vão levar os itens para o Salão Prêt-À-Porter, no espaço So Ethic, dedicado à moda ética, em Paris, durante o mês de setembro, além de marcar presença novamente na Feira da Agricultura, em outubro, e durante a Fashion Business, no próximo ano, ambas no Rio de Janeiro.
Comentários