icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Estrutura das delegacias é deficitária

Das 290 Delegacias Distritais da Paraíba, nenhuma possui carceragem, uma realidade diferente das demais localidades do Nordeste.

Publicado em 20/02/2013 às 6:00

A pesquisa ainda trouxe dados sobre quantidade de delegacias. Na Paraíba, há 290 delegacias, sendo que 28 ficam na capital e outras 227 estão no interior. A quantidade é menor da encontrada na Bahia (558) e Maranhão (340). Por outro lado, a Paraíba possui mais delegacias que Alagoas (280), Pernambuco (215), Piauí (131), Ceará (128), Rio Grande do Norte (232) e Sergipe (102).

Apesar de estarem localizadas na capital e no interior do Estado, a estrutura das delegacias é deficitária. Das 290 distritais da Paraíba, nenhuma possui carceragem, uma realidade que é diferente das demais localidades do Nordeste. Esses espaços físicos estão presentes nas delegacias de Alagoas, Ceará, Maranhão, Sergipe, Rio Grande do Norte. Já Bahia e Pernambuco não informaram dados sobre esse assunto.

A pesquisa ainda mostrou que a internet não é um serviço presente em todas as delegacias paraibanas. Das 290 distritais, apenas 150 têm computadores ligados à internet.

A quantidade de veículos disponibilizados à Polícia Civil também é pequena em relação a outros Estados do Nordeste. Na Paraíba, a Polícia Civil possui 324 viaturas de pequeno porte caracterizadas e outras 120 sem nenhum adesivo da polícia. A Bahia é o estado com a maior quantidade de veículos. São 476 carros caracterizados e outros 363 sem adesivos.

Já em relação aos equipamentos de uso, os policiais civis estão em situação melhor que os militares, com 1.400 servidores e 1.500 coletes balísticos.

A Civil também possui mais armamentos em comparação à Militar. A proporção é de uma arma para cada 1,50 policial. No entanto, assim como ocorre com os militares, os policiais civis também não recebem seguro de vida.

RESPOSTA
A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA procurou a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e o Comando da Polícia Militar para comentar o resultado da pesquisa, mas nenhum representante dos órgãos foram localizados. Por e-mail, o secretário executivo de Comunicação Institucional do Estado, Paulo André, disse que os investimentos realizados pela atual gestão já mudaram a realidade traduzida pelas pesquisas.

“Os investimentos do Governo foram realizados em armamentos, munição, viaturas, coletes à prova de bala, informatização, inteligência e valorização do profissional. A remuneração dos policiais foi reajustada em índices diferenciados das demais categorias do funcionalismo estadual e foram intensificados o treinamento e a qualificação profissional de policiais militares, civis e bombeiros”, enumerou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp