icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Exercício sem preparo prejudica articulações

O ortopedista Jânio Gualberto aponta que, sem o devido preparo, os resultados das atividades não contínuas costumam aparecer quase que instantaneamente.

Publicado em 02/02/2014 às 6:00

Outros cuidados que precisam ser tomados quando se pratica exercícios físicos esporadicamente estão relacionados aos ossos, músculos, ligamentos e articulações. O ortopedista Jânio Gualberto aponta que, sem o devido preparo, os resultados das atividades não contínuas costumam aparecer quase que instantaneamente.

“Pessoas que fazem atividades esporádicas estão mais propensas a lesões como tendinites nas articulações dos joelhos e tornozelos, fascites plantares, que são dores na planta do pé decorrente de encurtamento e sobrecarga na fáscia plantar, além de dor na região anterior do joelho e canelites”, enumera.

Para evitar tais problemas e ter o empenho recompensado, Gualberto recomenda reservar alguns minutos antes das atividades para relaxar e trabalhar os músculos. “A recomendação é sempre fazer um trabalho de alongamento prévio e fortalecimento da musculatura para que não haja sobrecarga para as articulações, tendões e ligamentos. Daí, a importância do profissional – o educador físico – para conduzir e supervisionar esta atividade física”, ressalta.

Além disso, o ortopedista considera que uma alimentação balanceada tem grande influência no fortalecimento da estrutura corporal e pode ser decisiva para a qualidade de vida de uma pessoa. “Devemos ter uma dieta rica em cálcio, que pode ser adquirida através dos derivados do leite e vegetais.

Enriquecer a dieta em cálcio pode ser uma estratégia importante para prevenir a osteopenia e osteoporose”, revela.

“Não podemos esquecer também da grande importância da vitamina D, imprescindível na absorção do cálcio pela corrente sanguínea”, complementa.

O ortopedista destaca que nunca é tarde para buscar bem-estar físico. “Não existe idade limite para fazer uma atividade física. O que você deve fazer é procurar um cardiologista, para ver como está sua parte cardiovascular, e após a liberação deste especialista procurar uma avaliação ortopédica para juntos encontrarem uma atividade que lhe trará mais prazer”, conclui.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp