VIDA URBANA
Extintores deixam de ser obrigatórios em carros de passeio, segundo Contran
Fim da obrigatoriedade começará a valer com publicação da resolução, que deverá ocorrer no Diário Oficial da União nos próximos dias.
Publicado em 17/09/2015 às 14:52
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) voltou atrás. Depois de determinar que carros com mais de dez anos de uso deveriam trocar o modelo do extintor de BC para ABC no começo deste ano, o órgão decidiu nesta quinta-feira (17) que o item não será mais exigido. Com isso, o uso do produto, que seria obrigatório a partir do dia 1º de outubro, passa a ser optativo.
O fim da obrigatoriedade começará a valer a partir da publicação da resolução, o que deverá ocorrer no Diário Oficial da União nos próximos dias.
Apesar disso, a obrigatoriedade continua para veículos que prestam serviços, como no caso daqueles que realizam transporte de passageiros, caminhões, caminhão-trator, micro-ônibus, ônibus e destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos e gasosos.
A decisão do Contran vem após polêmicas envolvendo o comércio do novo modelo de extintor. Em junho desta ano, por exemplo, fabricantes do produto tiveram que prestar esclarecimentos à Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) depois de denúncias de preços abusivos. A reclamação foi formulada pelos estabelecimentos comerciais que revendiam o produto.
Como justificativa para a adoção do novo modelo, especialistas destacavam a maior eficiência do uso da substância presente no extintor ABC na propagação de fogo em materiais inflamáveis.
Comentários