VIDA URBANA
Fim da 'guerra'; UFPB retira vídeo e abre licitação para obra do Demid
Diário Oficial da União (DOU) publicou o edital de abertura de licitação para conclusão da obra do Departamento de Mídias Digitais que ficou famoso após o vídeo "Construção".
Publicado em 17/06/2011 às 19:30
Inaê Teles
Parece que a novela enfrentada pelos alunos do curso de Mídias Digitais da Universidade Federal da Paraíba está chegando aos últimos capítulos. Isto porque a assessoria da UFPB divulgou, nesta sexta-feira (17), que o Diário Oficial da União (DOU) publicou o edital de abertura de licitação para conclusão do bloco do departamento que ficou famoso após o vídeo "Construção - A Banda Mais Bonita da Universidade". Já o vídeo feito para dar uma resposta aos alunos foi retirado do ar.
De acordo com a assessoria, a publicação aconteceu na segunda-feira (13) e esta será a terceira empresa que a Administração Central da UFPB contrata para construção do bloco Departamento de Mídias Digitais (Demid). As empresas vencedoras das licitações anteriores não cumpriram os prazos determinados e a direção da universidade rescindiu os contratos.
A obra que foi iniciada em janeiro ganhou destaque há dez dias após os alunos divulgarem um vídeo no Youtube que é uma paródia da música “Oração” do Banda Mais Bonita da Cidade. A gravação é na verdade um protesto pelo atraso da obra que estava prevista para ser concluída em 150 dias. Em um dos trechos os alunos cantam:
“Por favor reitor
isto não é brincadeira
o curso tá na geladeira
isso é imoral
Por favor meu reitor
essa é a última oração
pra salvar a construção
O problema não é tão simples quanto pensa
tem aluno pensa
tem aluno estudando na despensa"
Com a repercussão do vídeo, que em apenas dois dias já somava mais de 15 mil visualizações, a reitoria divulgou uma resposta em forma de vídeo e ainda publicou uma nota no site da UFPB. Nesta sexta-feira o Paraíba1 tentou assistir ao vídeo, mas ela havia sido retirado.
A “guerra de vídeos” ganhou destaque nacional. Na segunda-feira (13), por exemplo, o site G1 publicou uma matéria que mostra um terceiro vídeo, desta vez uma resposta dos alunos ao vídeo veiculado pela Universidade. (Assita ao vídeo aqui)
Licitação
A licitação se dará através de processo de pregão eletrônico, e as propostas deverão ser analisadas no dia 27 deste mês. De acordo com o pregoeiro responsável pelo processo, Roberto Ribeiro Azevedo Cruz, a Prefeitura Universitária já está recebendo propostas de empresas interessadas desde o início desta semana, através do site www.compras.net.gov.br .As empresas poderão procurar maiores informações através do portal da Universidade Federal da Paraíba na internet: www.ufpb.br, no link “Licitações”.
Explicação para o atraso na obra
De acordo com a assessoria da UFPB o motivo para o atraso da obra foi o descumprimento do calendário estabelecido pela universidade. A primeira empresa cometeu a infração e teve o contrato rescindido. As empresas que haviam ficado em segundo e terceiro lugar foram convocadas para continuar à obra, mas se negaram.
Em julho do ano passado, outra empresa deu continuidade à obra, mas também não honrou o calendário e também teve o contrata cancelado.
A Administração da Universidade aplicou às duas empresas que descumpriram o contrato a punição prevista em lei – suspendendo, por dois anos, as duas firmas de participação em qualquer licitação do Governo Federal.
Comentários