VIDA URBANA
Fórum de Mulheres da UFPB debate assédio sexual
Objetivo do debate é visibilizar o assunto que é considerado tabu.
Publicado em 17/10/2017 às 5:14
Um debate sobre Assédio Sexual nas Universidades: enfrentamentos em tempo de crise acontece nesta terça-feira (17), às 18h30, no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Campus I. A atividade é peromovida pelo Fórum de Mulheres em Luta da UFPB e vai contar com a presença da presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES - SN), Eblin Farage.
Voltado para homens e mulheres da comunidade acadêmica da UFPB, a expectativa do evento é “visibilizar e debater sobre esse assunto dentro do ambiente acadêmico, pois ainda é considerado um assunto tabu”. É o que afirma a mediadora do debate e integrante do Fórum, professora Margarete Almeida.
Para Margarete Almeida, o assédio pode ser sofrido por todas as mulheres da universidade, como alunas, servidoras técnico-administrativas, terceirizadas e docentes. “E quando falamos em assédio, ampliamos a discussão, como o assédio moral que está presente, principalmente, em relação às mulheres”, avalia.
A professora acredita que há dificuldade das mulheres falarem sobre as violências sofridas, principalmente, nas instituições de ensino. “Por estarmos em um campo de saber e conhecimento, não se espera que ali se reproduza as ações da nossa sociedade machista. Mas, ao contrário, vemos que esse é um lugar reprodutor das relações machistas”, sentencia.
Comentários