VIDA URBANA
Galante se prepara para o Expresso Forrozeiro
Passeio ferroviário já é uma tradição nos festejos juninos do municípios de Galante, que já prepara a recepção dos forrozeiros.
Publicado em 02/06/2012 às 6:00
A primeira viagem do 'Expresso Forrozeiro' é apenas na próxima sexta-feira, mas o distrito de Galante, em Campina Grande, já começa a entrar no clima para receber os viajantes. Ao todo, serão dez passeios que levarão os forrozeiros a curtirem uma linda paisagem na viagem e ainda terão à sua disposição duas Ilhas de Forró, um palco no Mercado Público, além de outro que abrigará as atrações principais. Serão mais de 80 shows distribuídos nos finais de semana que deverão receber cerca de 30 mil pessoas em cada dia de festa. A programação oficial deverá ser divulgada na próxima semana.
De acordo com Romilsom Régis da Silva, administrador do distrito, até a quinta-feira da semana que vem toda a estrutura já deverá estar montada para receber os primeiros turistas, que, segundo ele, vêm de todos os lugares do Brasil, e até de outros países. “Ano passado nós recebemos pessoas de todos os estados. Veio turista da Argentina, Itália, Inglaterra. Veio até um japonês. Nós começamos a preparar o local para receber as pessoas e oferecer uma grande festa”, contou.
Com um investimento de cerca de R$ 1 milhão, em limpeza da área, preparo dos trilhos, pavimentação das ruas, mão de obra e programação cultural, o distrito de Galante além de receber os visitantes para uma programação diurna de muito forró, ainda apresenta elementos característicos da cultura nordestina como o salão Arte da Terra, barracas de comidas típicas e artesanato e bodegas. “Como nossa programação começa às 9h e se estende até as 17h, nós temos condições de receber as pessoas durante todo o dia. O trem só volta para Campina Grande às 15h30, então os turistas terão condições de aproveitar as nove atrações diárias, sendo três em cada local”, afirmou Romilsom.
Na responsabilidade de montar a estrutura, estão dez trabalhadores, todos do distrito, que se aliaram a 250 ambulantes, trabalhadores das 50 barracas que começaram a ser montadas e dos 14 boxes do Mercado Municipal. “A economia de Galante cresce mais de 500% em comparação ao comércio dos outros meses. Priorizamos para o trabalho as pessoas do distrito, e acreditamos que este ano será ainda maior do que o ano passado”, projetou.
Para dona Nilda de Arruda, 64 anos, e há 22 sendo uma das responsáveis por um mercadinho no distrito, São João é sinônimo de aumento de renda. Além de ver seu comércio crescer 30%, ela ainda decidiu alugar parte da área da frente de seu ponto para serem montadas barracas para receber os visitantes. “A festa sempre ajuda a gente a ganhar mais um pouco”, contou Nilda.
Comentários