VIDA URBANA
Governo decreta situação de emergência em 19 cidades da Paraíba
Paraíba tem hoje 38 municípios com decretos de situação de emergência por danos causados pelas chuvas e que estão sendo prorrogados.
Publicado em 26/08/2009 às 14:18
Da Secom-PB
O governador José Maranhão (PMDB) homologou decretos de Situação de Emergência em 19 cidades atingidas por enxurradas ou inundações bruscas causadas pelas chuvas ou por estiagens. Os decretos estão publicados no Diário Oficial desta quarta-feira (26) e assinados pelo governador e pelo secretário da Infraestrutura, Francisco Jácome Sarmento.
Em dez dos municípios, os decretos foram prorrogados por mais 90 dias por danos causados pelas chuvas: Aroeiras, Uiraúna, Poço Dantas, Bernardino Batista, Santarém, São João do Rio do Peixe, Catingueira, Triunfo, Poço de José de Moura e Patos. A prorrogação dos decretos é uma orientação aos prefeitos feita pela Defesa Civil Municipal, Estadual e Federal, para, no caso de liberação de recursos, todos estejam aptos.
Em oito municípios, os decretos homologados nesta data são devido a áreas atingidas por estiagens e escassez de chuvas em parte da zona rural. São eles: Picuí, São Vicente do Seridó, Pedra Lavrada, Cuité, Barra de Santana, Puxinanã, Montadas, e Alcantil.
Semana passada também foi decretada situação de emergência por estiagens nos municípios de Queimadas e Barra de São Miguel. Esses municípios receberão água através de carros-pipa. No município de Caaporã o decreto de situação de emergência homologado pelo Governo Estadual é por conta de enxurradas e inundações bruscas, tendo validade por 90 dias.
De acordo com o gerente operacional da Defesa Civil Estadual Antonio Cavalcanti Brito, a Paraíba tem hoje 38 municípios com decretos de situação de emergência por danos causados pelas chuvas e que estão sendo prorrogados.
Comentários