VIDA URBANA
Governo negocia para evitar greve de professores marcada para sexta
Encontro acontece nesta quarta-feira (13) à tarde, na Capital. Antes disso, professores fazem assembleias regionais para discutir pleitos. Greve geral está prevista para sexta-feira (15).
Publicado em 13/04/2011 às 10:10
Karoline Zilah
Os professores da rede estadual de ensino confirmaram para a próxima sexta-feira (15) o início da greve geral. Nesta quarta-feira (13) à tarde, os secretários Afonso Scocuglia (Educação) e Gilberto Carneiro (Administração) vão tentar negociar com os líderes do movimento para evitar a suspensão das aulas. O encontro acontece na Capital.
Antes disso, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Paraíba (Sintep) promove assembleias simultâneas em 12 regionais de todo o Estado. Os pleitos dos professores deverão ser levados mais tarde para o encontro com os secretários.
A primeira assembleia geral da greve, caso ela venha acontecer, está programada para as 15h da sexta-feira, na sede do sindicato, em João Pessoa.
Em março, a categoria paralisou os trabalhos por dois dias, prejudicando cerca de 400 mil alunos.
O Sintep reivindica o reajuste do piso nacional, de 13,73%, o pagamento das gratificações dos servidores que não receberam em janeiro, a nomeação de professores concursados e a realização de novos concursos.
Porém, de acordo com o secretário de Educação Afonso Scocuglia, o reajuste solicitado pelos manifestantes está fora do orçamento e já está descartado. Ele afirmou, ainda, que seria “uma irresponsabilidade” abrir um concurso neste momento.
Comentários