VIDA URBANA
HU de João Pessoa suspende cirurgias devido ao estoque reduzido de luvas
Luvas são essenciais na assistência e segurança dos pacientes e dos profissionais.
Publicado em 03/09/2020 às 8:41 | Atualizado em 03/09/2020 às 15:04
O Hospital Universitário Lauro Wanderley, da Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa, está com as internações e procedimentos cirúrgicos eletivos suspensos, a partir desta quinta-feira (3), devido ao estoque reduzido de luvas. A previsão é de que a situação seja regularizada apenas na próxima semana.
De acordo com ofício-circular emitido pela superintendente do HULW, Flávia Pimenta, os insumos são essenciais na assistência e segurança dos pacientes e dos profissionais. "Nesse sentido, somos impelidos a deflagrar, a partir do dia 3 de setembro de 2020, a suspensão de internações e procedimentos cirúrgicos eletivos no âmbito do HULW, até que o fornecimento de luvas esteja regularizado", aponta o ofício.
Já a chefe do departamento de suprimentos do HULW afirmou que o estoque está reduzido devido à falta de entrega do material por parte dos fornecedores. "Na verdade, as luvas não estão faltando, o que nós estamos vivenciando é um estoque reduzido e, por isso, a gestão achou por bem suspender temporariamente essa semana os procedimentos cirúrgicos", disse. Segundo ela, a previsão é de que a situação seja regularizada na próxima semana.
Alto custo
A redução nos estoques de luvas estéreis e de procedimentos no Hospital se deu devido à dificuldade de conclusão dos processos de aquisição desses materiais junto a vários fornecedores do mercado. O HU informou que está sendo elaborado um novo pregão eletrônico para tentativa de ressuprimento dos estoques.
Atendimentos
O HULW esclarece ainda que, devido à atual conjuntura, o fluxo de cirurgias estava reduzido, sendo quase que exclusivamente voltado para casos de cirurgias oncológicas, demandas internas e procedimentos obstétricos e ginecológicos. As urgências internas e o atendimento obstétrico seguem sendo realizados normalmente.
Os pacientes que estavam com cirurgias eletivas agendadas para esse período não sofrerão quaisquer prejuízos, visto que a equipe do setor de regulação do hospital vai entrar em contato para fazer as remarcações.
Comentários