VIDA URBANA
Idosa do Lar da Providência morre com Covid-19 em João Pessoa
outros sete idosos do local estão internados com suspeitas do novo coronavírus.
Publicado em 28/05/2020 às 11:42 | Atualizado em 28/05/2020 às 13:42
Uma idosa de 71 anos, residente do Lar da Providência Carneiro da Cunha, em João Pessoa, morreu por Covid-19. De acordo com a direção do abrigo, ela estava internada na UPA de Cruz das Armas e morreu no último dia 21 de maio, mas a causa da morte pelo noco coronavírus (Covid-19) só foi confirmada nesta quarta-feira (27). Além dela, outros sete idosos do asilo estão internados com sintomas gripais e aguardam o resultado do teste para coronavírus.
Conforme a direção do Lar da Providência, as medidas de controle da doença foram reforçadas desde o início da pandemia. Foi intensificada a higienização; foram canceladas as visitas ao abrigo, bem como reuniões presenciais com os colaboradores; o monitoramento da temperatura e verificação de demais manifestações da Covid-19 em todos idosos passou a ser constante.
Além disso, todos os funcionários passaram a utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs); houve o reforço da comunicação sobre cuidados e ações que devem ser adotadas no dia a dia para evitar a propagação do vírus; foi feita a desinfecção de toda a área, por meio da prefeitura de João Pessoa, assim como a testagem dos idosos e funcionários.
Em nota, a direção disse que se solidariza com a família da idosa Terezinha Alves Diniz "e reafirma que continuará vigilante, empenhada em cuidar dos idosos com a mesma responsabilidade e comprometimento".
Outros idosos
O Lar da Providência não é o primeiro abrigo de idosos da capital a ter casos de mortes relacionadas ao Covid-19, mesmo com os locais estarem com restrições de visitações desde o início da pandemia, em março. O mais recente é um idoso de 110 anos, morador da Vila Vicentina, que morreu nesta quarta-feira (27), em João Pessoa, com suspeita de Covid- 19. O homem estava internado no Hospital Santa Isabel. Outro idoso da instituição, de 74 anos, também está internado com a suspeita da doença no Hospital Clementino Fraga. Na quarta-feira (20), um outro idoso morador da Vila Vicentina morreu com os sintomas da Covid-19. Ele tinha 92 anos e estava na UPA do Bancários.
A Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes (Aspan), de João Pessoa, computou cinco casos de mortes pelo novo coronavírus. O último caso foi de uma idosa, de 84 anos, que estava interna no Complexo Hospitalar Clementino Fraga e faleceu no último dia 19 de abril.
Comentários