icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Imeq fiscaliza itens de segurança em 4 cidades

Ação objetiva garantir regularidade de produtos como cadeira infantil e capacetes.  

Publicado em 04/02/2015 às 6:00 | Atualizado em 23/02/2024 às 15:58

Às vésperas do Carnaval, lojas de equipamentos de segurança para veículos automotores estão sendo fiscalizadas no município de João Pessoa. A inspeção tem por objetivo garantir a regularidade de produtos como cadeiras de retenção infantil e capacetes para motociclistas.

As vistorias acontecem também nas cidades de Cajazeiras, Campina Grande e Patos e fazem parte da 'Operação Especial Boa Viagem', do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A ação começou na última segunda-feira e deve terminar nesta sexta-feira.

Segundo o superintendente do Imeq-PB, Arthur Galdino, a fiscalização veio em função da quantidade de acidentes que normalmente acontecem na época carnavalesca. “O nosso foco, acima de tudo, é a segurança. Apesar de já fazermos essa verificação durante todo o ano, essa é uma determinação do Inmetro e do governador Ricardo Coutinho, para que nós tenhamos um foco maior durante o período de Carnaval”, informou. “A nossa intenção é prever os acidentes para cada vez mais tentar ter uma segurança maior para o consumidor final”, acrescentou.

Dentre os itens que estão sendo fiscalizados pelo Imeq-PB estão: o capacete de proteção para ocupantes de motocicletas, pneus novos e reformados para carros e motocicletas, rodas automotivas de aço ou de alumínio, vidros de segurança temperado e vidros de segurança laminado, cadeiras de retenção para crianças, e o Arla 32 (reagente químico utilizado nos veículos).

A operação pode acontecer em diferentes tipos de estabelecimentos, como lojas e supermercados. Conforme a coordenadora de Metrologia e Qualidade do Imeq-PB, Pollyana Nóbrega, são três fiscais distribuídos para todas as regiões de João Pessoa. “Geralmente, quando a pessoa vai fazer viagem, faz o balanço dos pneus, a troca deles, compra cadeirinha de retenção para criança. Visando essas compras e as viagens do Carnaval, a gente faz uma pesquisa no mercado para saber se os produtos estão dentro das normas estabelecidas pelo Inmetro”, explicou Nóbrega.

A coordenadora informou que além dos três fiscais distribuídos para todas as regiões de João Pessoa, há dois para Campina Grande, um para a cidade de Patos e outro para Cajazeiras. “Nosso foco maior são os capacetes e cadeiras de retenção.

Os fiscais vão fardados com a identificação do Imeq e do Inmetro, e apresentam a ordem do serviço”, contou. “Havendo alguma desconformidade, pode ser autuada a loja ou, dependendo da irregularidade, o fabricante”, disse. As penalidades das autuações variam de notificação, para regularizar a conduta, a multas.

De acordo com Pollyana Nóbrega, a operação para verificar o Arla 32 pode se estender até o próximo dia 13. “Tem muitos laboratórios que estão se certificando para se adequar até este dia. Ele (Arla 32) está mais presente em caminhões e ônibus, para saber dos gases poluentes e para a estabilidade dos veículos como um todo”, esclareceu. “Muitas oficinas precisam se certificar para trabalhar com esse produto, aí estamos dando um prazo maior”, pontuou. A coordenadora enfatizou que as fiscalizações são realizadas durante todo o ano.

EQUIPE QUER VISITAR 150 LOJAS EM CG
Em Campina Grande, a operação pretende fiscalizar 150 estabelecimentos e na tarde de ontem o superintendente do Imeq, Arthur Galdino, esteve na cidade e acompanhou o trabalho da equipe. Ele informou que a princípio a ação é educativa orientando os comerciantes, mas caso irregularidades sejam detectadas, as lojas poderão receber notificações para se ajustarem.

“A vistoria será realizada em diversos estabelecimentos, não apenas nos que realizam a venda específica de peças automobilísticas, até porque, por exemplo, as cadeirinhas para os carros também são vendidas em lojas que realizam a venda de itens para bebês; pneus e capacetes também são vendidos em supermercados. Como estes são itens de segurança que fazem parte do objetivo da operação, as lojas que vendem estas peças também serão visitadas”, informa Arthur Galdino.

Até o momento não foi notificada nenhuma irregularidade nos estabelecimentos visitados em Campina Grande. Na segunda-feira foram vistoriados oito estabelecimentos que realizam a venda de capacetes, na rua João Suassuna, no Centro; ontem foi a vez das lojas que realizam a venda, entre outros itens, de cadeirinhas para automóveis; e hoje serão vistoriadas lojas que vendem pneus novos, reformados e para motocicletas. (Walter Miro)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp