VIDA URBANA
Implantação de binário vai mudar trânsito no bairro Castelo Branco
De acordo com a Semob, modificações irão proporcionar maior fluidez e segurança aos pedestres e motoristas, reduzindo acidentes na área.
Publicado em 17/04/2012 às 6:30
As intervenções que chegam na próxima quinta-feira ao trânsito do Castelo Branco, em João Pessoa, estão sendo vistas de forma positiva pela maioria dos moradores do bairro - embora alguns ainda tenham receio quanto às mudanças de tráfego no local.
Dentro do Projeto Caminho Livre, da Prefeitura Municipal (PMJP), será implantado um binário na avenida principal do bairro, a Presidente Castelo Branco, e na rua Matos Cardoso. A primeira avenida passará a ser mão única em toda a sua extensão, sentido Epitácio Pessoa/ Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O trânsito no sentido contrário (UFPB/Epitácio) também será mão única da Avenida Delmiro Diniz, seguindo pela Rua Matos Cardoso até encontrar-se novamente com a Castelo Branco.
Conforme a Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob), o objetivo é proporcionar maior fluidez com segurança aos pedestres e motoristas, reduzindo os conflitos e acidentes nessa área. Mas há quem esteja descontente com as intervenções.
É o caso da professora Nanci Venceslau, 52 anos, que precisa pegar ônibus em uma das paradas localizadas na Castelo Branco, no sentindo UFPB/Epitácio, que será retirada em virtude da mão única e relocada para a Matos Cardoso.
“O problema é que de noite é muito esquisito, aí fica difícil para o passageiro e principalmente quem precisa chegar tarde em casa.
A principal sempre é mais movimentada, tem mais paradas de ônibus. Já a Matos Cardoso é estranha, os muros das casas são altos”, comentou Nanci.
Por sua vez, o chaveiro Nascimento Macedo, que possui o estabelecimento e também a casa situada na Castelo Branco, acredita que as intervenções beneficiarão os moradores e os condutores que utilizam essa via principal.
“Nos horários de picos o trânsito nessa rua fica horrível, de vez em quando tem batida. Fora que para a gente tirar o carro da garagem é um problema, já cheguei a ficar dez minutos esperando”,contou. Na rua Matos Cardoso, que já está sinalizada para receber o novo tráfego, os moradores estão otimistas com as mudanças. No entanto, temem que o maior fluxo de veículos gere acidentes.
“Vai diminuir um pouco a nossa tranquilidade, teremos que ter mais cuidado ao atravessar a rua (principalmente as crianças), já que vai ter muito ônibus circulando. Mas se é para o progresso do trânsito é válido”, comentou o aposentado Edvaldo Rodrigues, 74. Conforme a Semob, quatro pontos de paradas foram instalados na extensão da rua Matos Cardoso.
Um deles fica bem em frente à casa do soldador José da Silva, 50, e da esposa dele, Luciana Gomes. “Para gente foi muito bom. Antes tínhamos que andar até a principal para pegar ônibus e agora o ponto está na porta de casa. Nosso único medo é por causa do nosso filho pequeno, temos que ficar mais atentos porque o movimento vai ficar pesado”, declarou o soldador, adiantando que vai até reabrir uma vendinha no jardim da casa – que estava fechada há anos por falta de clientela.
LOMBADAS
Na rua Matos Cardoso, conforme a Semob, também foram colocadas três lombadas físicas e quatro faixas de pedestres.
O órgão apontou que a implantação do binário beneficiará tanto condutores (pela maior agilidade de tráfego) quanto pedestres (que na hora de fazer a travessia terão que observar o fluxo de veículos em apenas um sentido, o que oferece menos riscos de acidentes).
Comentários