VIDA URBANA
Índice de chuva que durou cinco horas era o previsto o mês inteiro
Temporal deixou a cidade alagada e famílias desabrigadas. De acordo com a Aesa, não há registro de uma chuva tão intensa na cidade.
Publicado em 14/04/2009 às 13:30
Karoline Zilah
A Agência Executiva de Águas da Paraíba (Aesa) declarou que o índice pluviométrico do temporal que atingiu a cidade de Patos durante cinco horas na noite da segunda-feira (13) nunca foi visto antes da cidade. De acordo com o diretor técnico Laudísio Diniz, apenas neste período de tempo já choveu o que estava previsto o mês de abril inteiro e está 90% acima da média.
Segundo informações do coronel Sinval, da Defesa Civil do Estado, a chuva de 284,6 mm pode ser considerada como um pequeno dilúvio e não há registro histórico de uma chuva tão intensa em Patos. “Em seis horas choveu um terço do que normalmente chove o ano inteiro”, disse o coronel.
A Aesa prevê que vai continuar chovendo nas próximas 48 horas no Sertão, porém com menos intensidade, antecipando que o volume de água vai diminuir. A estimativa da Aesa é que na região do Curimataú já choveu 70% do esperado para o mês.
Nesta terça-feira (14), os responsáveis pela Defesa Civil estadual, o secretário de Infraestrutura, Francisco Sarmento, e o governador José Maranhão estão em Patos para avaliar a situação das pessoas que estão desabrigadas por conta dos altos índices pluviométricos.
Comentários