icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ingresso para o CFO Bombeiros será pelo Enem

Adesão do Comando Geral do Corpo de Bombeiros ao exame foi publicada em portaria no Diário Oficial do Estado.

Publicado em 20/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 14:39

Os interessados em concorrer a uma das vagas do Curso de Formação de Oficiais dos Bombeiros Militares da Paraíba (CFO-BM) terão que participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A adesão do Comando Geral do Corpo de Bombeiros do Estado ao exame foi publicada através de uma portaria, na última sexta-feira no Diário Oficial do Estado, e divide opiniões de candidatos e educadores. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as etapas eliminatórias do concurso serão realizadas até dezembro. Quem tiver interesse em concorrer a uma das vagas tem até a próxima sexta-feira para se inscrever no Enem 2014.

O coordenador de Comunicação Social dos Bombeiros na Paraíba, major Marcelo Lins, explicou que a decisão do Comando em utilizar o Enem para a etapa da prova escrita foi acertada considerando a praticidade da seleção. Contudo, ele explicou que os candidatos devem ficar atentos ao edital do Corpo de Bombeiros com as regras e prazos para participação no concurso.

“O Comando aderiu ao Enem pela praticidade de ter um concurso até mais elaborado para a seleção do exame intelectual. Mas, é preciso que os interessados também se inscrevam no edital do Corpo de Bombeiros, para, posteriormente levar a nota do Enem e participar das outras etapas do concurso”, explicou o major, adiantando ainda que a previsão é que o edital específico seja publicado no próximo mês de agosto.

Ainda segundo o representante do Corpo de Bombeiros, a expectativa é que todas as etapas para o processo seletivo dos novos aspirantes a oficiais bombeiros sejam concluídas até dezembro, pois as aulas do período letivo estão programadas para serem iniciadas entre os meses de janeiro e fevereiro de 2015.

Em 2013, o exame escrito para o CFO-BM foi realizado durante o vestibular da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Este ano, a mudança para essa etapa da seleção, divulgada tardiamente, não surpreendeu os educadores. Para o coordenador do Classe A Colégio e Curso de João Pessoa, Aquilino Ramalho, a entrada desse curso no Enem foi melhor para os candidatos, que estudarão apenas para um modelo de prova.

“Essa alteração foi melhor, porque hoje todo cursinho está preparando para o Enem, que é utilizado pela maioria das universidades. Foi uma decisão acertada e a gente já vinha alertando nossos alunos. Então, o aluno que entrou para fazer extensivo vem se preparando para fazer o Enem desde o início do ano. Quem está fora de cursinho ou ainda não começou a estudar, tem que se preparar o quanto antes”, alertou Aquilino Ramalho.

Preparando-se para a prova do CFO-BM desde o início do ano, Gabriel Carvalho tem opinião diferente do professor e revela que vai intensificar os estudos para as disciplinas que não seriam cobradas, até o ano passado, na seleção de oficiais bombeiros.

“Ficou complicado, porque a gente já vinha estudando para as matérias isoladas de acordo com a prova da UEPB e o estilo da prova é diferente do Enem. A quebra da mudança vai fazer com que o aluno retome os estudos dos conteúdos que ele perdeu, faltando praticamente 5 meses para a prova”, disse o estudante.

Com a mudança no ritmo da preparação, Gabriel conta que além do cursinho, complementa os estudos em casa no período da tarde e à noite. A prática do estudante é o principal conselho do professor Aquilino Ramalho para quem pensa em concorrer a uma das vagas do CFO-BM. “Assistir aulas é apenas para uma orientação. Ou ele senta e tem dor de cabeça para aprender ou então, não vai passar. Tem que se preparar tanto com aulas quanto com simulados”, indica.

TESTES FÍSICOS E PSICOLÓGICOS

Além da maratona de questões da prova escrita, os candidatos ao CFO dos Bombeiros também farão testes físicos, exames médicos e psicológicos. Enquanto o edital específico para a seleção ainda não é publicado, os candidatos devem ficar atentos a alguns pré-requisitos para concorrer a uma das vagas.

De acordo com a Lei Estadual 7.605/2004, os candidatos (homens e mulheres) devem ser brasileiros natos, ter entre 18 e 30 anos, compatibilidade entre peso e altura, conforme será indicado no edital, e ainda ser aprovado nas demais etapas, além da nota de corte do Enem. “O Enem será a nota de corte e ainda temos as etapas eliminatórias. Por isso,os candidatos devem observar os critérios”, lembra o major Marcelo Lins.

Aos 18 anos, Juliana Santana será uma das candidatas ao cargo de oficial bombeiro. A admiração pela profissão do tio, que é tenente da Polícia Militar, estimulou a jovem decidir pela profissão. Preparando-se para a prova escrita, ela conta que equilibra o tempo de estudo para dedicar-se também ao exame físico.

“Você tem que preparar o tempo para o estudo e preparação física. Acho que isso é o mais difícil. Tem que treinar todos os dias. Eu corro na praia e para as provas de força, eu malho”, disse a estudante. No último edital para o CFO-BM, foram ofertadas apenas 5 vagas para as candidatas, que deveriam ter altura mínima de 1,60m. Conforme o edital anterior, entre as provas práticas para as mulheres estava a suspensão na barra física, corrida rasa, corrida de fundo, abdominal e natação.

Tantas etapas não desanimam a estudante, que, assim como o tio, pensa em seguir carreira na área. “Você fazer CFO, seja para policial ou bombeiro, é ser um herói, porque, de certa forma, você estará salvando vidas e é isso que eu quero para a minha profissão”, planeja.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp