VIDA URBANA
Inmet prevê apenas sete dias de sol na Capital para o mês de junho
Levantamento para o mês foi divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Frente fria se aproxima do Litoral e volume de chuvas deve crescer 40% somente na Capital.
Publicado em 02/06/2009 às 8:11
André Gomes
Do Jornal da Paraíba
Os pessoenses devem mesmo passar o São João em baixo de muita chuva. A afirmativa é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê para junho um aumento de 40% em relação ao previsto para o mês, que é de 330,5 milímetros (mm). Os técnicos do Instituto ainda estimam que as chuvas ultrapassem o programado para os meses de julho, que é de 327 mm, e agosto que é esperado 180 mm.
Segundo o chefe da Sessão de Previsão do Tempo do Inmet, Ednaldo Correia Araújo, o esperado em volume de água para João Pessoa e Litoral paraibano nos próximos três meses é de 900 mm. “Não podemos dar uma precisão já que as chuvas não são homogêneas, mas devido às frentes frias que se aproximam, estimamos esse aumento”, afirmou.
Um aumento também foi registrado pelo Inmet no mês de maio se comparando ao mesmo período do ano passado. Este ano, choveu na capital 503,8 mm, quando o previsto era 309,7 mm. Segundo Ednaldo Correia, no mesmo período de 2008, choveu na capital 335,9 mm, o que representa um aumento de 194,7 mm, ou seja, o mês registrou um aumento em chuvas de 62,6%. “Esse é um histórico normal em um histórico de 30 anos. Esse período, entre maio e junho, é comum chover”, disse.
De acordo com estimativas do Instituto Nacional de Meteorologia, para o mês de junho está previsto um período de 23 dias com chuvas e apenas sete de sol, já que a umidade relativa do ar é de 82% este mês. “Acredito que os pessoenses ainda consigam acender as fogueiras de São João, mas isso é pouco provável”, destacou. O chefe da Sessão de Previsão do Tempo do Inmet revelou ainda que as chuvas mais características para este ano são finas e contínuas diferente do registrado no mês de janeiro quando as chuvas foram fortes porém rápidas.
Com base nessa previsão, a Prefeitura de João Pessoa por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está trabalhando com 12 equipes em diversos pontos da cidade neste período de chuva. Os trabalhos, realizados periodicamente, estão sendo intensificados principalmente nos bairros do Bessa, Colinas do Sul, Alto do Mateus e Grotão. Além das equipes, o governo municipal está em processo de licitação de um contrato estimado em R$ 1,3 milhão para a recuperação de pavimento em diversas ruas da cidade.
A diretora de Manutenção, Vânia Franca, explicou que sete equipes trabalham na recuperação de drenagem pluvial, desobstrução e recuperação de galerias, substituição de tubulações e na recuperação de boca-de-lobo e postos de visita (PV). Essas equipes contam com três caminhões para a execução dos trabalhos.
Quatro equipes concentram esforços na parte de pavimentação, uma na fabricação de PMF, material utilizado para tapar buracos no pavimento asfáltico e três na aplicação deste material nas vias. Como a demanda é grande, se faz necessária a terceirização desses serviços, que está em processo de licitação.
A Secretaria cuida ainda das demandas de terraplenagem, que é um serviço utilizado em geral em vias sem pavimentação e com muitos buracos. De acordo com Vânia Franca, este serviço foi executado em cerca de 180 ruas em vários bairros da cidade. Para a execução desse trabalho, a Secretaria conta com três motoniveladoras, duas enchedeiras e dois tratores de esteira, além de caçambas e carros-pipas.
Comentários