VIDA URBANA
Instituições da PB têm 15 mil vagas para o Sisu
Inscrições começaram ontem e vão até quinta-feira. Resultado sai próximo dia 26.
Publicado em 20/01/2015 às 6:00 | Atualizado em 28/02/2024 às 17:21
Os estudantes interessados em fazer curso superior terão até quinta-feira, às 22h59 (horário local), para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015, na primeira edição deste ano. As inscrições começaram ontem e podem ser feitas no site do Sisu (sisu.mec.gov.br). Para realizá-las é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 com nota maior que zero na prova de Redação. Os resultados da única chamada regular serão divulgados no dia 26 de janeiro e as matrículas nas respectivas Instituições de Ensino Superior (IES) vão acontecer nos dias 30 de janeiro, 2 e 3 de fevereiro. As inscrições são gratuitas.
Na Paraíba, as quatro instituições públicas federais dispõem 15.041 vagas para a primeira edição do Sisu 2015, conforme dados do Ministério da Educação (MEC). Candidatos que cursaram todo o ensino médio em rede pública (federal, estadual e municipal) poderão concorrer na modalidade de cotas estipuladas pela Lei nº 12.711/2012. De acordo com a Lei de Cotas, todas as IES devem reservar, pelo menos, 37,5% do total de vagas ofertadas nesta primeira edição do Sisu 2015. Até 2016, as IES deverão ter um percentual de 50% das vagas.
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) disponibiliza 7.480 vagas para o Sisu, excetuando os cursos de Teatro, Cinema, Dança e Música. Conforme o coordenador de escolaridade da UFPB, Wandemberg Gonçalves, 42,5% das vagas estão destinadas para a Lei de Cotas, sendo 5% para ações afirmativas. A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) dispõe de 3.135 vagas. Já a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) tem 3.246, enquanto que Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) tem 1.180 vagas.
Os candidatos podem escolher até duas opções de graduações, por ordem de preferência, que pode ser em cursos, turnos ou universidades diferentes. No período de inscrição do Sisu, eles poderão avaliar a nota de corte (menor nota para ficar entre as vagas de um curso, baseado no número de vagas e total de candidatos inscritos) a partir da 1h (horário local) dos dias 20, 21 e 22. A nota de corte, no entanto, não representa garantia de vaga ao pleiteante, pois a concorrência dos cursos pode oscilar várias vezes ao dia, valendo apenas como referência para o monitoramento da inscrição. Ela pode servir, ainda, para que o candidato averigue sua situação e opte por outro curso que possa ser aprovado.
SENHA DO ENEM PODE SER RECUPERADA NO SITE
Para se inscrever no Sisu, o estudante deve ter em mãos o número de inscrição e a senha do Enem 2014. O candidato que tiver esquecido da senha pode recuperá-la no site do Enem (sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem). Na página do Sisu, destacado em cor laranja, existe o link “Fazer inscrição”, onde o aluno deve escolher as duas opções de curso de acordo com a instituição e a modalidade de concorrência (ampla concorrência e ações afirmativas).
São três passos para finalizar a inscrição. No primeiro é possível pesquisar as vagas dos cursos pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. Através do curso escolhido, o pleiteante verá as modalidades e a quantidade de vagas. No segundo passo, o estudante irá escolher uma das modalidades de concorrência disponíveis na qual pretende concorrer e clicar no link “Escolher esta modalidade” para prosseguir.
O terceiro e último passo é referente à confirmação dos dados do curso escolhido pelo concorrente. Nela, haverá a lista da documentação exigida pela instituição no ato da matrícula, no caso do concorrente ser selecionado.
Comentários