icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ipês encantam paisagem de João Pessoa

Serão plantar em João Pessoa cerca de 200 mudas de ipês roxos e amarelas em áreas públicas.

Publicado em 30/09/2011 às 6:30

Nathielle Ferreira

Até o final deste ano, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam) vai plantar cerca de 200 mudas de ipês roxos e amarelos em áreas públicas de João Pessoa. Com isso, será elevada para 550 a quantidade dessas árvores na capital. A florada da espécie, típica da mata atlântica, ocorre entre setembro e dezembro e é a responsável pelo colorido exuberante que já pode ser visto em vários pontos da cidade, como em Mangabeira.

Segundo o chefe da Diretoria de Botânica da Semam, Anderson Fontes, os ipês são uma espécie símbolo de João Pessoa. A espécie pode ser encontrada tanto no Centro quanto em vários periféricos da cidade.

“Catalogamos cerca de 350 unidades, que ficam em praças, calçadas e canteiros centrais do Centro e de bairros, como Mangabeira, Ipês, Jardim 13 de Maio, além das avenidas Pedro II, Duarte da Silveira e Getúlio Vargas”, explicou Anderson Fontes.

Em 2007, a Semam fez um estudo em 35 bairros de João Pessoa e catalogou 15.384 árvores em calçadas. Elas estavam em 912 ruas. Com base nesses números, o órgão criou o projeto “João Pessoa, verde para o mundo”.

A iniciativa surgiu com o objetivo de arborizar a cidade com espécies nativas da mata atlântica, como ipês roxos e amarelos e algodão de praia, leiteira, sibipiruna, pau-formiga, pau-lacre e perobinha.

Foram mais de 60 mil mudas plantadas em apenas três anos e a previsão é aumentar esse número para 72 mil até dezembro deste ano. Só nos primeiros nove meses deste ano, Anderson Fontes estima que tenham sido plantadas cerca de 100 mudas apenas de ipês na cidade.

As ações são supervisionadas de perto pelo engenheiro ambiental e coordenador do projeto, Yuri Araújo. Segundo ele, as mudas estão sendo plantadas em bairros do Centro e da periferia. A iniciativa está ajudando a diminuir o impacto ambiental causado pela liberação dos gás carbônico dos veículos. “Estamos fazendo essas arborizações nos canteiros e passarelas de Mangabeira, Cabo Branco, Castelo Branco, Valentina, Cruz das Armas, Cuiá e nos principais corredores da cidade. Fazemos um estudo para identificar qual é a espécie que se adapta melhor com a área e, em seguida, plantamos”, diz Yuri.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp