VIDA URBANA
Volume de chuvas em JP ultrapassa média histórica para junho
Chuva causou uma série de transtornos na capital paraibana.
Publicado em 14/06/2019 às 10:48 | Atualizado em 14/06/2019 às 16:24
As fortes chuvas que começaram a cair em João Pessoa na quarta-feira (12) fizeram com que a cidade ultrapasse o índice pluviométrico previsto para todo o mês de junho. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), até esta sexta-feira (14) tinham sido registrados 316,4 milímetros, quando o esperado era 301,7 milímetros.
As chuvas causaram uma série de transtornos na capital paraibana. Na comunidade São Rafael, por exemplo, a água acumulada invadiu as casas. De acordo com associação dos moradores, mais de 60 famílias foram afetadas. O problema aconteceu porque o rio que fica perto do local acabou transbordando.
Na saída da Avenida Dom Pedro II para a BR-230 e um trecho da rodovia foi bloqueada por conta do desmoronamento de parte da barreira que fica na encosta, que cedeu por conta do temporal. Casas que ficam localizadas em cima da barreira estão correndo risco de desabamento e podem acabar sendo demolidas por uma questão de segurança. A Defesa Civil está no local averiguando a situação.
Segundo a coordenação da Defesa Civil, ao menos 30 famílias famílias ficaram desalojadas em João Pessoa por conta da chuva, de acordo com balanço divulgado nesta sexta-feira. Todas elas estão abrigadas e recebendo assistência.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) – unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – emitiu na quinta-feira um alerta de alto risco de desabamento em João Pessoa. A estimativa do Cemaden é de que 4.460 pessoas em 1.120 moradias estejam expostas ao risco alertado.
Comentários