icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

João Pessoa ultrapassa mil registros no Empreendedor Individual

De acordo os dados da Receita Federal, os setores de comércio e serviços concentram os registros no Emprendedor Individual em João Pessoa.

Publicado em 20/04/2010 às 21:42

Da Ascom do Sebrae

A cidade de João Pessoa já ultrapassa mil registros no Empreendedor Individual, sistema que garante a legalização gratuita de pessoas que trabalham por conta própria e faturam até R$ 36 mil ao ano (média de R$ 3 mil/mês). Em pouco mais de dois meses, os números de formalização na Capital paraibana já totalizam 43% dos 2,3 mil pequenos negócios formalizados nas 223 cidades do Estado. São 1.033 registros, uma média de 500 empresas legalizadas por mês.

Como os números foram consolidados antes do início da Semana de Mobilização do Empreendedor Individual em João Pessoa, aberta ontem pelo Sebrae Paraíba e instituições parceiras, no Ponto dos Cem Réis, Centro da Capital, a tendência é que a próxima estatística divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic) os registros realizados ao longo da Semana de Mobilização reforcem ainda mais os números da Capital.

De acordo os dados da Receita Federal, os setores de comércio e serviços concentram os registros no Emprendedor Individual em João Pessoa. Essa tem sido a mesma tendência quando avaliado os primeiros 70 registros no Ponto Cem Réis na Semana de Mobilização. “Os setores do comércio em geral têm uma leve predominância em relação aos serviços. Segmentos como minimercados, confecção e lanchonetes registram maior adesão, enquanto as ocupações da área de beleza (cabeleireiras e esteticistas) e técnico em eletrônica lideram serviços“, revela a analista do Sebrae, Kátia Correia.

Para o superintendente do Sebrae Paraíba, Júlio Rafael, a ação de ir às ruas da Capital para divulgar, orientar e ao mesmo tempo realizar os registros de pequenos negócios que circulam o Ponto dos Cem Réis, um dos lugares mais representativos de João Pessoa, foi uma decisão acertada, mostrando que a experiência de divulgar e fazer essa ponte com a sociedade é imprescindível para atingir a meta de 20 mil registros este ano.

“O Empreendedor Individual vai obrigar não apenas o Sebrae, mas todos os órgãos e instituições do Estado envolvidos com o processo de formalização a sair cada vez mais das quatro paredes de suas sedes e fazer esse diálogo importante com a sociedade, principalmente com os pequenos negócios que estão na informalidade e espalhados nas ruas das cidades”, declarou.

Para o comerciante Manoel Domingos, que vende lanches há cinco anos nas ruas do Centro da Capital, a oportunidade de se formalizar como Empreendedor Individual somente foi possível com a estrutura montada no Ponto dos Cem Réis. “Como estava passando por aqui, soube desse atendimento e não pensei duas vezes para me formalizar, pois considero importante a garantia da Previdência Social não apenas para mim, mas também para a minha família”, explicou.

A propaganda do ‘boca a boca’ também chegou a fabricante de peças íntimas Maria do Socorro Neves, que veio do bairro Alto do Mateus para registrar sua empresa no Ponto dos Cem Réis. “Minha cunhada me informou desse serviço aqui e achei importante porque tenho uma funcionária e agora vou poder regularizar sua situação trabalhista e ser beneficiada com as vantagens de ser formalizada e poder retirar meu CNPJ”, explicou a empresária, que vai continuar fabricando seus produtos na sua própria casa, mas agora dentro da legalidade.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp