VIDA URBANA
JP ganha mais de 10 mil árvores
Plantio é uma ação do programa “João Pessoa Carbono Zero”. Amanhã, as margens do rio Jaguaribe receberão duas mil mudas
Publicado em 11/08/2014 às 7:08 | Atualizado em 05/03/2024 às 14:25
Até dezembro de 2014 mais de dez mil mudas de árvores nativas serão plantadas nos canteiros de ruas e avenidas, praças e áreas degradadas. A meta é da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), e está inserida nas ações do programa “João Pessoa Carbono Zero”, que tem como objetivo minimizar impactos no meio ambiente.
Amanhã, as margens do rio Jaguaribe, no trecho que compreende o bairro São José, receberão duas mil mudas de árvores adaptadas para áreas de alagamento e com potencial de regeneração e equilíbrio do ambiente. Serão plantadas mudas de ingazeiros, panam, murici e jatobás, que deverão recompor a mata ciliar da área, responsável por proteger as margens do rio.
Segundo informou o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam, “o projeto PAC São José está construindo novas casas, e a retirada de vegetação será compensada com o plantio dessas mudas. Estamos trabalhando para termos um maior equilíbrio do ambiente, já que retiramos as espécies exóticas que estavam no local, como as castanholas, e vamos compensar com o plantio de árvores nativas, bem mais adequadas à área”, concluiu.
Na próxima quarta-feira, a partir das 9h, será realizada outra ação de plantio do Programa “João Pessoa Carbono Zero”, desta vez no conjunto Cidade Verde, em Mangabeira. Próximo ao Detran será montada a Tenda Verde do Viveiro Municipal de Plantas Nativas e, em parceria com o Colégio Militar, 200 mudas de árvores serão plantadas e outras mil mudas distribuídas com a população do bairro.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Edilton Nóbrega, “nosso objetivo é reflorestar a área do Cidade Verde, com espécies nativas como sibipiruna, ipês, pau-brasil, pau-ferro e oitizeiro. Também estamos promovendo a poda de limpeza das árvores já existentes, mantendo-as saudáveis, evitando a queda de galhos”, concluiu.
Viveiro Municipal.
Todas as mudas de árvores utilizadas no plantio urbano de João Pessoa e na recomposição de áreas degradadas são produzidas pelos engenheiros agrônomos, engenheiros florestais, biólogos e jardineiros do Viveiro Municipal de Plantas Nativas.
O Viveiro é referência nacional na produção de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Desde sua criação, em 2007, tem contribuído para a arborização urbana e recomposição de áreas degradadas de João Pessoa, estabelecendo convênios com outras cidades e ainda distribuindo mudas de árvores com a população. Escolas e outras instituições também usam o espaço do Viveiro para aulas práticas e cursos de capacitação.
O Viveiro Municipal de Plantas Nativas fica na Rua Embaixador Sérgio Vieira de Melo, sem número, no Valentina Figueiredo, próximo ao Sesc Gravatá.
Comentários