VIDA URBANA
Justiça Federal inaugura anexo na cidade de CG
Novas instalações fazem parte de ampliação e deverá oferecer mais conforto e segurança aos servidores e cidadãos.
Publicado em 30/11/2012 às 6:00
A Justiça Federal inaugurou ontem um novo espaço em Campina Grande, onde funcionará a 4ª, 9ª e 10ª varas federais. O Edifício-Anexo II da Subseção Judiciária da cidade é uma ampliação do Fórum Nereu Santos, localizado no bairro da Liberdade. Com cerca de três mil metros quadrados de área, o local deverá oferecer mais conforto e segurança aos servidores e, especialmente, aos cidadãos que necessitem de seus serviços. O local abrigará o Juizado Especial, que é responsável por receber cerca de 700 processos por mês, mas a expectativa é de que com um ambiente mais propício os atendimentos sejam agilizados.
A inauguração aconteceu no complexo judiciário onde funciona a Justiça Federal e, segundo o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Paulo Roberto Lima, outras inaugurações como a realizada em Campina deverão acontecer nos próximos meses. “Estamos instalando varas da Justiça Federal em diversas cidades paraibanas e, aos poucos, conseguindo recursos para a ampliação de prédios próprios. Tudo com o intuito de trazer mais conforto e acelerar o atendimento”, disse.
No Estado, estão instaladas 14 varas federais, quatro apenas em Campina Grande. Três delas no novo espaço, onde funcionarão: a 4ª vara, considerada mista por realizar procedimentos nas áreas civil e criminal; 10ª vara, com atendimentos de execução fiscal e efeito tributário; além da 9ª vara, que funciona como Juizado Especial Federal. Segundo o diretor da subseção da cidade, juiz Rudival Nascimento, apenas na 9ª são recebidos cerca de 700 processos por mês. Para ele, o novo espaço vai oferecer mais facilidade no atendimento.
“Os servidores estavam trabalhando em um local mais apertado, sem muitas adaptações, mas agora, com uma funcionalidade maior, tanto os funcionários como a própria população se sentirão mais confortáveis e a expectativa é de que os serviços sejam agilizados”, contou. Conforme a diretora do Foro da Justiça Federal da Paraíba, Helena Delgado, alguns problemas foram encontrados durante a ampliação do espaço por causa do terreno, que já funcionou como um lixão.
“Achávamos que a obra seria mais rápida, mas foram necessários três anos para que tudo estivesse pronto. Não esperávamos encontrar tanto lixo durante as escavações. Fiquei impressionada com a quantidade de sacolas que ainda estavam se decompondo depois de 30 anos”, disse. A inauguração, que aconteceu no período da manhã, também contou com a participação do juiz federal que dá nome ao fórum, Nereu Santos, do vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, do prefeito eleito da cidade, Romero Rodrigues, além de desembargadores, juizes federais, advogados e servidores.
Comentários