VIDA URBANA
Justiça vai ouvir as crianças
A 1ª Vara da Infância e Juventude da capital vai implementar até o final do ano o projeto 'Justiça para te ouvir'.
Publicado em 29/07/2012 às 8:00
Para evitar causar maiores danos às crianças e adolescentes vítimas de violências sexual, além de aumentar em 70% o índice de responsabilização dos autores deste tipo de crimes, a 1ª Vara da Infância e Juventude da capital vai implementar até o final do ano o projeto 'Justiça para te ouvir'.
A iniciativa, aprovada no último dia 13 pelo pleno do Tribunal de Justiça (TJ), prevê que um ônibus - que está sendo equipado - percorra toda as comarcas do Estado quando necessário ouvir as vítimas de violência. Sendo que, psicólogos é que estarão no veículo para ouvir o depoimento das vítimas, enquanto os juízes assistirão através de videoconferência.
“Dados da Secretaria de Direitos Humanos mostram que nos estados onde há projetos semelhantes instalados, a condenação dos acusados chega a 90% dos casos, contra os 20% dos estados onde não há o projeto. Isso porque as crianças se sentem ameaçadas em depor na frente do agressor e também falta técnica ao juiz para inquirir”, afirmou o juiz titular da 1ª Vara e responsável pelo projeto na Paraíba, Fabiano Moura de Moura.
Comentários