VIDA URBANA
Lady deixa a Bica para vida nova em Santuário de Elefantes do Mato Grosso
Viagem da elefanta para a ONG deve durar cinco dias.
Publicado em 25/11/2019 às 10:09 | Atualizado em 25/11/2019 às 18:03
Depois de seis anos, chegou ao fim a história da elefanta Lady em João Pessoa. O animal deixou o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, nesta segunda-feira (25) com destino ao Santuário de Elefantes do Brasil (SEB), uma organização não governamental (ONG) localizada no Mato Grosso. A transferência é fruto de um acordo firmado no final de outubro na Justiça Federal.
A viagem de Lady para o Mato Grosso é de responsabilidade do SEB e acontece por via terrestre. A elefanta está numa caixa de transporte e é levada para o Mato Grosso em um caminhão. A viagem deve durar de quatro a cinco dias.
O veterinário Thiago Nery, da Divisão de Zoológico do Parque Arruda Câmara, explicou, no entanto, que o ritmo da viagem vai ser determinado pela própria Lady. “Se ela se sentir confortável durante o trajeto a viagem vai correr o mais rápido possível. Se acontecer algum tipo de comportamento que demonstre que ela não está confortável, vai parar, esperar a Lady se sentir à vontade novamente e segue a viagem”, disse.
Os preparativos para a transferência começaram no dia 14 de novembro, quando a caixa de transporte deixou o Mato Grosso. A caixa chegou em João Pessoa na quinta-feira (21) e então começou a ambientação de Lady ao espaço. Esse processo foi mostrado pelo Santuários nas redes sociais.
“Lady já permitiu que fechássemos os portões da caixa de transporte duas vezes. Fechada, dentro da caixa, demonstrou serenidade.Na primeira foram oferecidas recompensas, na segunda havia somente feno dentro da caixa. Ela ficou muito calma e quietinha”, publicou a ONG no Instagram.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Santuário de Elefantes Brasil (@elefantesbrasil) em
O Santuário também usou as redes sociais para explicar melhor como vai funcionar a viagem. “Nos perguntam se Lady poderá sair de sua caixa de transporte durante a viagem. Não, ela não poderá sair, terá que permanecer dentro dela durante todo os percurso. Ela também não conseguirá virar-se ou deitar-se na caixa. Isso é feito propositadamente para sua segurança. Caso conseguisse fazer algo assim, os resultados poderiam ser perigosos”, ressaltou a ONG em outra postagem.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Santuário de Elefantes Brasil (@elefantesbrasil) em
Destino decidido na Justiça
Lady foi doada à Prefeitura de João Pessoa em 2013, depois de passar 40 anos se apresentando em circos e circular pelo país em contêineres. Ao chegar no Parque da Bica, a elefanta tinha inflamação nos olhos, provocada pelo excesso de luz de laser, além de estar abaixo do peso recomendado. Ela foi prontamente atendida pelos biólogos e veterinários, recebendo alimentação balanceada e tratamento adequado. Ela também recebeu um recinto dentro do que prevê a legislação.
Entidades de proteção animal denunciaram à Justiça Federal que Lady estaria sofrando maus tratos na Bica. Segundo uma perícia solicitada pelo Ministério Público Federal (MPF), o animal estava com problemas de saúde, não tinha tratamento adequado e corria o risco de morrer. A prefeitura de João Pessoa sempre negou a ocorrência desses fatos.
No dia 30 de outubro foi firmado um acordo na Justiça Federal determinando que a elefanta fosse transferida para o Santuário no Mato Grosso. A decisão foi firmada após uma visita técnica de especialistas da prefeitura ao Santuário de Elefantes, onde foram comprovadas todas as condições para receber Lady, que vai passar a conviver com outros animais. “Ouvimos a população e especialistas na espécie até chegarmos à conclusão definitiva de que o mais adequado é garantir a possibilidade de Lady conviver com outros elefantes”, disse o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Abelardo Jurema Neto.
Comentários