VIDA URBANA
Lagoa: obras de infraestrutura devem terminar em agosto
Escavação do túnel que vai impedir o transbordamento foi visitada pelo prefeito; paisagismo será próxima etapa.
Publicado em 18/06/2015 às 6:00
As obras de infraestrutura do Parque Solon de Lucena devem terminar em agosto, quando será iniciada a terceira fase da execução do projeto, com as intervenções paisagísticas no local. Na manhã de ontem, o prefeito Luciano Cartaxo visitou as escavações do túnel que está sendo construído para impedir o transbordamento das águas da Lagoa. Será uma escavação de 640 metros, dos quais 580 já foram concluídos. Na oportunidade, ele comentou que “as obras não estão paradas, como muitos dizem, mas é uma obra subterrânea, por isso, nem todos tinham essa dimensão”.
As intervenções na Lagoa iniciaram com o desassoreamento do local. De acordo com o prefeito da capital, foram retiradas 280 mil toneladas de sedimentos da Lagoa durante essa fase. Com as águas limpas, teve início a construção do túnel, que servirá como um desaguador para o Rio Sanhauá. Segundo o secretário de Infraestrutura da capital, Cássio Andrade, a construção do túnel teve início em outubro e, junto com ela, foi feito um anel sanitário, que retirou as redes de esgoto clandestinos que escoavam no local.
“O projeto inicial de infraestrutura tinha quatro metas principais: o desassoreamento, que permitiria a retirada dos resíduos acumulados por diversas décadas, aprofundando a Lagoa e aumentando o volume de água. Após essa fase, fizemos o anel sanitário, que permitirá que esgotos não cheguem mais à lagoa. Ambas estão concluídas. Agora, estamos terminando a escavação e, como última meta, temos a construção do muro interno. Após isso, será possível dar início às intervenções no parque”, explicou.
A previsão é de que o túnel possa ser usado a partir de setembro, conforme Cartaxo. O túnel começa na avenida Padre Meira e se estende até a avenida Guedes Pereira, em frente ao Paço Municipal. Segundo Cartaxo, o escoamento das águas das chuvas será feito por um sistema de comportas, que serão abertas quando o volume das águas subir com as chuvas. Do túnel, essas águas deverão seguir para as galerias pluviais, de onde seguirão para o Rio Sanhauá.
ANEL EXTERNO
Além da construção do túnel, já estão sendo iniciadas as obra de alargamento do anel externo. Com o início dessa fase da obra, um novo sistema de circulação de veículos será implantado. Esse sistema envolve a instalação de um novo binário entre a Epitácio Pessoa a Monsenhor Walfredo Leal (sentido praia-Centro) e entre a Pedro I, a Deodoro da Fonseca e a Manoel Deodato (sentido Centro-praia), além do binário envolvendo as ruas Rio Grande do Sul e São Paulo (destino Centro, em paralelo à Epitácio). Segundo Cartaxo, o objetivo dessas obras é desafogar o Centro da cidade, reduzindo o fluxo no entorno da Lagoa.
SAIBA MAIS
Todo o projeto de revitalização do Parque Solon de Lucena foi orçado, inicialmente, em mais de R$ 40 milhões, contudo, após alterações exigidas por órgãos de proteção ambiental na parte urbanística do projeto, ele deverá custar pouco mais de R$ 30 milhões. A previsão é de que fique pronto no primeiro semestre do próximo ano.
Comentários