VIDA URBANA
Lombadas eletrônicas começam a multar em quatro vias de João Pessoa
Equipamentos funcionam nas avenidas Beira Rio e Tancredo Neves e a nas ruas Miguel Couto (Varadouro) e Francisco Porfírio Vieira (Mangabeira).
Publicado em 25/08/2015 às 9:28
Após um período educativo de 60 dias, as lombadas eletrônicas instaladas em quatro vias de João Pessoa, que limitam a velocidade em 40 Km/h, começam a multar nesta terça-feira (25). Os equipamentos funcionam nas avenidas Beira Rio e Tancredo Neves e a nas ruas Miguel Couto (Varadouro) e Francisco Porfírio Vieira (Mangabeira).
A fase educativo foi estendida tendo em vista a preocupação da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) em conceder tempo suficiente para que os motoristas se habituassem a trafegar respeitando o limite de velocidade. A Semob-JP constatou, nessa fase, que a maioria dos motoristas já respeita esse limite.
“Neste período educativo, que estamos encerrando agora, os condutores tiveram tempo suficiente para se adaptarem a nova velocidade permitida e compreenderam a necessidade de reduzirmos a velocidade em prol da segurança de todos”, disse Roberto Pinto, superintendente da Semob. “O índice de acidentes é bastante reduzido nos locais onde as lombadas eletrônicas estão presentes”, completou
Adesivos que foram colados nos equipamentos, alertando a população e facilitando o período de adaptação, serão removidos marcando o término do período de orientação.
Como funciona
O redutor eletrônico (lombada eletrônica) calcula, através de sensores, a velocidade dos veículos. Caso o limite seja excedido ao máximo permitido, há o registro da velocidade e da imagem do veículo. Existe, contudo, um limite de até 7km/h para garantir eventuais divergências entre a velocidade dos veículos e a velocidade aferida pelo equipamento (uma margem de segurança para o condutor).
O objetivo desses equipamentos é reduzir a velocidade em pontos específicos, em virtude de tráfegos de pedestres, locais com riscos de acidentes, áreas escolares, etc.
Comentários