VIDA URBANA
Maioria das mortes é de jovens
De acordo com a diretora do ICV, as hemorragias e as doenças hipertensivas são as principais causas de mortes entre as mulheres grávidas.
Publicado em 26/05/2012 às 8:00
Na Paraíba, segundo os dados da SES, do início de 2010 até 2012, foram contabilizadas 59 mortes. Destas, 43 casos foram de mulheres entre 20 a 39 anos, ou seja, um percentual de quase 73%. De acordo com a diretora do ICV, as hemorragias e as doenças hipertensivas são as principais causas de mortes entre as mulheres grávidas. “Com o pré-natal feito da maneira certa, é possível identificar o problema precocemente e encontrar as melhores opções para a paciente”, disse
Maria Aparecida da Silva, que tem 25 anos, é hipertensa e deu à luz o sexto filho na última terça-feira. “Tenho pressão alta e este foi o meu problema em todas as gestações, mas sempre fiz o pré-natal direitinho”, explicou. Já Adriana Maria da Silva, também com 25 anos, está no nono mês de uma gravidez sem problemas.
“Fiz todos exames, procurei ter uma boa alimentação e engordar apenas o que é saudável nesse período. É meu terceiro filho e, mais uma vez, com bastante saúde”, contou.
Comentários