VIDA URBANA
Mais de 280 pessoas são identificadas com sintomas de síndromes gripais em João Pessoa
Das pessoas identificadas, 66 foram encaminhadas a uma UBF referência para Covid-19.
Publicado em 18/07/2020 às 14:52 | Atualizado em 19/07/2020 às 9:16
Pelo menos 287 pessoas foram identificadas com sintomas de síndromes gripais em João Pessoa, durante a primeira semana da Brigada Sanitária realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ao todo, 1.702 residências foram visitadas e 3.885 pessoas foram abordadas nos bairros de Mangabeira e Paratibe.
As abordagens da Saúde acontecem de forma educativa, e também combatem, além da Covid-19, arboviroses transmitidas pelo Aedes Aegypti, como a dengue, a zika e a chikungunya. São visitadas as áreas da capital que apresentam os maiores e o menores índices de isolamento social.
Das mais de duzentas pessoas identificadas com sintomas de síndrome gripal, 66 foram encaminhadas para uma unidade de saúde da família referência no diagnóstico e tratamento da Covid-19. As equipes da Brigada Sanitária também identificaram 202 pessoas com comorbidades.
“A ação é um processo educacional e de orientação, especialmente neste momento de flexibilização, com responsabilidade, controle e conhecimento. Por isso, estamos com equipes preparadas para identificar os focos do mosquito Aedes e os sintomas de covid-19, fazendo o encaminhamento para consulta médica”, disse Adalberto Fulgêncio, secretário municipal de Saúde.
A Brigada Sanitária da SMS é composta por 80 profissionais, que se dividem em 40 equipes para, em dupla, visitar as casas e monitor através de questionários o quadro de saúde das pessoas. Na próxima segunda-feira (20) a ação vai continuar acontecendo nos bairros de Mangabeira e Paratibe, e s estenderá aos bairros de Mumbaba e Bairro das Indústrias.
Comentários