VIDA URBANA
Mais de 70 famílias estão em abrigos por conta da chuva forte em João Pessoa
Elas são moradoras de áreas de risco da capital paraibana.
Publicado em 17/06/2019 às 10:46 | Atualizado em 17/06/2019 às 15:46
Setenta e seis famílias tiveram que deixar as casas em que moram por conta das fortes chuvas que atingem João Pessoa desde a quinta-feira (13). Moradoras de áreas de risco, essas pessoas estão abrigadas em prédios da prefeitura.
De acordo com a Defesa Civil Municipal, o volume pluviométrico registrado em João Pessoa é o maior dos últimos 30 anos, quando se fala em chuvas sequenciais. Até o domingo (16) tinham sido registrados 460 milímetros. A previsão é de que o clima chuvoso continue nas próximas horas.
>>> João Pessoa acumula 569,8 mm de chuvas em junho, volume 88% superior à média histórica
As famílias que precisaram sair das casas são oriundas do bairro São José e das comunidades São Rafael, Tito Silva, Padre Hildon Bandeira e Engenho Velho. Elas estão abrigadas em quatro prédios da prefeitura: Escola Municipal Seráfico da Nóbrega, em Manaíra; Ginásio da Praça Gervásio Maia, no Colinas do Sul; CRC Jardim Veneza e Escola Municipal Leonel Brizola, em Tambauzinho.
Atualmente, as famílias estão sendo acompanhadas pela Sedes. Foram disponibilizados colchões, alimentação, atendimento médico e equipes estão cadastrando as famílias nos serviços disponibilizados pela pasta.
“Este é um momento delicado. Tivemos a maior chuva dos últimos tempos, mas estamos conseguindo com muito trabalho e dedicação aliviar o sofrimento destas famílias”, frisou Diego Tavares, secretário da pasta.
Apoio do governo
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) tem distribuído cestas básicas, colchões e cobertores às famílias dos municípios de João Pessoa e Cabedelo. A assistências à população prejudicada pelas fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana de João Pessoa foi anunciada pelo governador João Azevêdo, nesta segunda-feira , durante o programa semanal ‘Fala, governador’.
Ele também informou que se reunirá ainda nesta tarde com as Secretarias da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente; de Saúde; e do Desenvolvimento Humano; e com os dirigentes da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa); do Departamento de Estradas de Rodagem (DER); do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para estabelecer novas medidas que serão implantadas imediatamente para o atendimento às vítimas das chuvas.
“Os prejuízos são grandes, mas nós estamos atentos e quero que a população saiba que existe uma estrutura de serviço que está a sua disposição e que pode ser acionada; nós estamos prontos para atender a todos”, assegurou.
Comentários