VIDA URBANA
Maranhão faz veto parcial ao projeto 'Nota Fiscal Cidadã'
Governador José Maranhão veta parcialmente o projeto 'Nota Fiscal Cidadã', que faz parte do programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado da Paraíba.
Publicado em 03/04/2009 às 9:53
Da Redação
Com informações da Secom-PB
Maranhão veta trechos do programa 'Nota Fiscal Cidadã', segundo publicação do Diário oficial desta Quarta-feira(1). Os principais benefícios foram mantidos, tais como o sistema de sorteio de prêmios para os consumidores que exigirem a nota fiscal. No entanto, a utilização de créditos para deduzir o valor do consumo de energia elétrica ou de telefone foi vetada pelo governador, por causa do custo da operacionalização do projeto.
'Nota Fiscal Cidadã' faz parte do programa de Estímulo à Cidadania Fiscal do Estado da Paraíba, que visa educar os cidadãos a exigirem a nota fiscal dos estabelecimentos em que efetuaram a aquisição de alguma mercadoria. Assim, o Estado poderá ter um maior controle da receita de tais estabelecimentos.
No entanto, sobre a criação de créditos para abatimento nos valores de contas, o governador entendeu que "além de implicar em onerosa e complexa operacionalização por parte da Secretaria de Receita, a fruição da faculdade criada escapa ao alcance e controle do Estado, por envolver e depender da anuência de empresas da iniciativa privada, totalmente estranhas à estrutura organizacional estatal”.
Mas entre os benefícios mantidos, destacam-se a realização do sistema de sorteio de prêmios para os consumidores finais. De acordo com o parágrafo 2º da lei 8.741, a cada R$ 100,00 em compras registradas em Documentos Fiscais, o adquirente fará jus a um cupom numerado para concorrer, gratuitamente, a um sorteio.
Comentários