VIDA URBANA
Médicos estrangeiros chegam à PB dia 16
Segundo a SES, com a chegada dos médicos estrangeiros, a estimativa é que mais de 180 mil paraibanos sejam beneficiados.
Publicado em 27/08/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 16:21
Os primeiros médicos estrangeiros que vão atuar nas cidades do interior da Paraíba chegaram ao Brasil nesse final de semana e deverão começar a trabalhar no próximo dia 16 de setembro.
Desde ontem, os médicos estrangeiros começaram um curso de preparação, que está sendo realizado em Recife, capital de Pernambuco, e devem chegar aos municípios paraibanos, contemplados no Programa Mais Médicos, nos dias 14 e 15 de setembro. As informações foram confirmadas pela Gerência da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Segundo a SES, com a chegada dos médicos estrangeiros, a estimativa é que mais de 180 mil paraibanos sejam beneficiados inicialmente com o 'Mais Médicos' na Paraíba.
De acordo com o Ministério da Saúde, no último domingo, 19 profissionais que prestarão serviços na Paraíba, Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Minas Gerais, chegaram em Recife para participar do curso de preparação, juntamente com os médicos inscritos individualmente no programa (brasileiros e estrangeiros) e cubanos, contratados via acordo, com aulas sobre saúde pública brasileira e língua portuguesa. O curso terá carga de 120 horas com aulas expositivas, oficinas, simulações de consultas e de casos complexos. Também serão feitas visitas técnicas aos serviços de saúde com o objetivo de aproximar o médico do ambiente de trabalho.
Após a aprovação nesta etapa, eles vão para os municípios. Os médicos formados no país iniciam o atendimento à população no dia 2 de setembro. Já os com diploma estrangeiro começam a trabalhar no dia 16 de setembro.
A Gerência da Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) disse, através da assessoria de comunicação, que 13 médicos estrangeiros irão atuar na Paraíba, sendo nove cubanos, dois espanhóis e dois bolivianos que atuavam na Argentina.
Desse total, os médicos espanhóis irão prestar serviço nos municípios de Água Branca, localizado no Sertão paraibano, e Baía da Traição, no Litoral Norte. Já o município de São José de Piranhas, no Sertão, irá receber os bolivianos e por fim, os cubanos irão para os municípios de Algodão de Jandaíra, Damião, Gado Bravo, todos localizados no Agreste paraibano; Juazeirinho, no Seridó; Manaíra, localizada no Sertão, e Serra Branca, na Borborema.
Ainda conforme a assessoria da SES, os profissionais contratados através do Programa Mais Médicos terão o regime semanal de trabalho de 40 horas e serão acompanhados por supervisores, que irão avaliá-los quanto ao desempenho e cumprimento de horário, além disso, terão de cursar especialização em Saúde da Família, promovida pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Já os investimentos com moradia, alimentação e transporte dos médicos são de responsabilidade dos municípios, que ao aderir ao programa federal, se responsabilizaram por esses custeios.
Comentários