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VIDA URBANA

Modernização dos trens é estimada em R$ 147 milhões

Estudo técnico da CBTU prevê que o número de usuários transportados com a chegada do VLT seja quatro vezes maior que a atual.

Publicado em 24/02/2010 às 10:21

Da Assessoria da CBTU

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos de João Pessoa estima que a modernização dos trens da região metropolitana custe cerca de 147 milhões de reais. O pré-projeto desenvolvido por técnicos da empresa, com sede no Rio de Janeiro, prevê a substituição dos carros de passageiros atuais (vagões) por VLT - Veículos Leves Sobre Trilhos, mais leves, rápidos, seguros; recuperação da linha férrea atual, com utilização do mesmo trecho de 30 km.

O estudo técnico da CBTU prevê que o número de usuários transportados com a chegada do VLT seja quatro vezes maior que a atual e o intervalo das viagens diminua de uma hora para 20 minutos a 30 minutos. Segundo o superintendente da CBTU, Lucélio Cartaxo, nos últimos anos, todas os investimentos da CBTU foram focados na modernização. "Nos últimos anos investimos cerca de 10 milhões de reais na recuperação e manutenção da nossa linha férrea, com trocas de trilhos e dormentes. Também construímos três estações já adaptadas às ações planejadas pela CBTU", explica Cartaxo.

A CBTU, com investimentos do Governo Federal, já começou a implantação do VLT no Recife e Maceió e acredita que até o fim do ano, o projeto de Natal e de João Pessoa sejam aprovados. A direção da Companhia, ligada Ministério das Cidades, busca fortalecer todos os sistemas para dar continuidade a política de mobilidade social. Atualmente a CBTU já presta assessoria técnica à implantação dos metrôs de Salvador, Fortaleza e Brasília.

A previsão é que os veículos leves sobre trilhos sejam construídos por empresas brasileiras e que atuam em forma de consórcio com empresas estrangeiras. Apesar de ser baseado nos VLTs europeus, os veículos leves tem padrão brasileiro, adaptado a nossa realidade e cultura. Foi o que aconteceu com O 'Trem do Cariri', que liga as cidade do Crato ao Juazeiro do Norte- CE, feito pela Bom Sinal. O equipamento é como um metrô do lado de fora e dentro é como um ônibus.

De acordo com Lucélio Cartaxo, o VLT é feito para interagir com o meio urbano. Circula mais próximo do chão e as estações são como paradas. Assim, quando modernizado, sob o comando do Governo Federal, será possível concentrar esforços para realizar a integração com o transporte rodoviário e manter uma tarifa acessível e social. Hoje a passagem custa R$ 0,50, por causa do subsídio do Governo Federal, que entende a necessidade oferecer um serviço mais barato para o usuário.

Parceria

Numa reunião, ontem (23), entre Lucélio Cartaxo e o secretário de Planejamento do Estado, Osman Cartaxo, o superintendente explicou que a CBTU vai manter os investimentos na modernização do sistema e que a direção da CBTU, colocou a disposição os técnicos da Companhia para contribuir com o projeto de expansão do metrô de superfície, estudado pelo Governo do Estado.

A CBTU, segundo ele, está pronta para manter a parceria, fortalecer o sistema
atual e contribuir com expansão das linhas. "Não temos dúvida que precisamos ir mais longe para oferecermos mais mobilidade. A solução para o caos no trânsito está nos trilhos. Ficamos felizes com decisão do governo de acreditar no projeto do metrô leve e vamos contribuir para a concretização desse projeto", ressalta Cartaxo.

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Jornal da Paraíba

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